RESENHA: Tudo por Justia (Out of the Furnace)

Um filme que, segundo Rubens Ewald Filho, no motiva tanto interesse. Saiba porqu.

26/03/2014 10:43 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA: Tudo por Justiça (Out of the Furnace)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Tudo por Justiça (Out of the Furnace)

EUA, 13. Direção de Scott Cooper. Com Christian Bale, Casey Affleck, Zoe Saldana, Woody Harrelson, Sam Shepard, Willem Dafoe, Tom Bower.Forrest Whitaker.

 

Estamos numa fase intermediária em que estão sendo lançados os filmes que não entraram na lista das premiações, mesmo que tenham algumas qualidades (como A Mulher Invisível) ou este drama que apesar de seu elenco importante não deu certo. Foi rejeitado pelo público e desprezado pela critica (para orçamento de 22 milhões de dólares rendeu apenas11.300 milhões, sem nada ainda do exterior). O diretor Scott Cooper era ator e dirigiu em 2009 Jeff Bridges no papel que lhe deu um Oscar® (vendo agora em retrospectiva, meio duvidoso) como um cantor country em Coração Louco (Crazy Heart, 09). Outro filme de pouca repercussão aqui pela temática country (ganhou também como canção!).

Trabalhando a partir de roteiro dele e de Brad Ingelsby (este é o primeiro script dele filmado) é daqueles filmes que procuram mostrar a vida e o comportamento da classe trabalhadora americana, quase caipira. A principio me lembrei da serie de TV Justified, que em alguma semelhança, mas é mais emocionante, com mais ação e menos pretensão. Já ouvi pessoas que começaram a reclamar de Christian Bale, sempre com seu tom intenso, sempre se levando a sério demais. O diretor inclusive o conquistou quando cancelou o filme dizendo que sem Bale não o realizaria (Leonardo Di Caprio iria fazer o personagem dirigido por Ridley Scott, no final das contas ambos ficaram apenas como produtores). O ego de Bale foi maior e aqui ele interpreta Russell, que vai fazer justiça com as próprias mãos quando seu irmão mais novo mais fraco e mais briguento desaparece. O papel do irmão foi uma escolha óbvia já que é feito por Casey Affleck, que construiu uma carreira justamente fazendo papeis de irmão mais fraco e briguento em geral de seu próprio irmão na vida real, Ben Affleck. Zoe Saldana de Avatar faz o interesse romântico. Todo o filme foi rodado em locações autênticas (e pobres) da Pensilvânia, nos Apalaches.

O que incomoda no filme é a sensação de já visto, de ser previsível, onde os atores tentam nos convencer que são trabalhadores comuns que trabalham em caldeiras (daí o titulo Fora da Caldeira, alguns críticos acharam que o diretor deveria colocá-lo de novo nem que fosse para chegar ao ponto certo!). E o tema na verdade são lutas não regulamentadas que podem lhe dar dinheiro extra. Casey fica sabendo de uma em Nova Jersey, vai atrás (engraçado que o ator é fraquinho de músculos), Bale vai atrás e Woody Harrelson (isso antes de dar tão certo na série de TV True Detectives) faz o vilão.

Tem mais histórias paralelas (Bale a certa altura é mandado para a prisão, depois  Willem Dafoe  que é dono de bar também organiza outras lutas) e tem ainda o pai dos rapazes que está morrendo (feito pelo dramaturgo Shepard). Nada parece fora de lugar, a ambientação, a fotografia, os figurinos, mesmo a interpretação faz um esforço para ser autêntica e convincente (ainda que abuse de closes e planos fechados). Uma pena porém que, no todo, o filme não motive nem interesse. Poucos vão querer vê-lo.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro