O Sofisticado Frances na Superficie
Guillaume Musso, provavelmente o mais lido romancista frances das geracoes recentes
Guillaume Musso é provavelmente o mais lido romancista francês das gerações recentes. Alguns comparam seu sucesso de público à acolhida de Alexandre Dumas pelos leitores do século XIX. Um apartamento em Paris (Un appartement à Paris; 2017) exibe o talento de Musso para valer-se de referências cultas (da literatura, do cinema, da pintura), utilizando a graça de suas muitas citações para as inserir numa narrativa de fácil agilidade, favorecida pelo corte policial em que mergulha suas personagens.
Unindo duas criaturas de motivações e temperamentos distantes no espaço dum apartamento em Paris, mas usando de vozes narrativas que se alternam muitas vezes em primeira pessoa, e assombrando todo o seu universo ficcional com o sequestro e o assassinato duma criança, Musso faz seu ofício.
ENCONTROS E DESENCONTROS DE AMOR: À FRANCESA
O romancista francês Guillaume Musso começa sua narrativa em O que será de mim sem você? (Que serais-je sans toi?; 2009) pela situação de duas de suas personagens centrais, a americana Gabrielle e o francês Martin, e pelos encontros e desencontros duma situação de amor esquiva e irresolvida. Martin volta para a França, e o amor suspende-se.
Depois, o narrador desenvolve uma trama policial em que aparece uma terceira personagem, Archibald, o pai de Gabrielle majestaticamente perseguido por Martin como o ladrão de quadros famosos que ele, Archibald, é. As relações de tensão entre Gabrielle, Archibald e Martin são mais que uma questão de trama: são elaboradas bastante poeticamente pelo verbo de Musso, que põe em cena um pouco um melodrama feito de uma sensibilidade às vezes ingênua mas consciente.
As referências literárias e cinematográficas do trabalho de Musso se orientam com rara precisão. Começa citando Anatole France na epígrafe. Alude a filmes diversos como Despedida em Las Vegas e Jules e Jim. De todos estes caminhos, o escritor francês faz seu romance.
Sobre o Colunista:
Eron Duarte Fagundes
Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br