RESENHA CRTICA: O Estudante (El Estudiante)
O filme daqueles dramas que procuram dizer alguma coisa de poltico e importante, vencedor de vrios prmios
O Estudante (El Estudiante)
Argentina, 2011. 110 min. Direção de Santiago Mitre. Com Esteban Lamothe, Romina Paula, Ricardo Felix, Valeria Correa. Cotação: três
Foi super premiado na Argentina este drama que levou os principais prêmios da Academia de Cinema local (6 vitórias, incluindo filme, diretor, estreantes), mais 3 indicações, 3 prêmios da critica local (incluindo filme de estreante, roteiro), 3 pela Associações de Criticos (filme de estreante), prêmio especial do júri e fotografia no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires. Filme e roteiro no Festival de Gijón, Espanha. Critica em Lima. Especial do Júri em Locarno.
Na verdade é daqueles dramas que procuram dizer alguma coisa de político e importante (coisa que os filmes locais fazem muito melhor do que os nossos, que nunca parecem ser sobre coisa alguma, a não ser viagens do diretor para sua turma). Realizado naquele estilo tradicional do cinema não comercial, ou seja, câmera na mão, fotografia que mais parece documental, atores desconhecidos (mas nem por isso menos eficientes). E uma narrativa nunca óbvia, fácil de seguir. Até porque só ao final, na cena derradeira é que o filme toma uma posição critica interessante que o define (ainda assim para público de arte).
Acompanhamos a trajetória do estudante não tão jovem assim, porque tentou fazer a faculdade ao menos duas vezes antes, o Roque (Esteban Lamothe, com cara de gente comum e boa presença) que tenta se ambientar na Universidade de Buenos Aires. Como a maior parte das pessoas, não tem sonhos ou planos. Nem grandes ambições, vagamente gostaria de ser rico, importante, mas por enquanto vai flanando por entre a agitação da escola, transando com a namoradinha, ao menos até quando conhece uma jovem e bonita ativista Paula. Já vimos personagens assim em filmes franceses,a deriva. Mas deixa-se levar pela vida até essa escolha final.
Mas também a critica social não é gritada ou enfatizada (apesar disso o filme virou Cult por lá, provocando polêmicas). Pinta apenas um retrato curioso da sociedade argentina atual, que provavelmente vai interessar mais aos jovens que se identificarem com o protagonista. Foi realizado com um orçamento mínimo de 30 mil dólares, sem ajuda oficial, apoiado pela Universidade e movimentos estudantis (ainda assim levou 7 meses de rodagem).
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.