RESENHA CRTICA: Antes de Dormir (Before I Go to Sleep)

O filme se no chega a convencer, d para distrair

03/02/2015 12:52 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Antes de Dormir (Before I Go to Sleep)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Antes de Dormir (Before I Go to Sleep)

Inglaterra, 14. 92 min. Direção e roteiro de Rowan Joffé. Baseado em livro de .S.J.Watson. Com Nicole Kidman, Colin Firth, Mark Strong, Anne-Marie Duff, Ben Crompton, Adam Levy.

Não entendo como Nicole Kidman encontra tempo para fazer tanto filme, mesmo quando são projetos menores que dificilmente terão sucesso ou repercussão como é o caso deste suspense /thriller britânico, onde se reúne novamente com Colin Firth. Curioso para cinéfilo porque o diretor escritor é Rowan Joffé, que é filho do premiado com a Palma de Ouro Roland Joffé (por A Missão, e que numa carreira irregular acertou também com Os Gritos do Silêncio, Vatel). A mãe é a atriz britânica Jane Lapotaire (que viveu Piaf). Este Rowan já fez filmes melhores: o interessante O Pior dos Pecados (Brighton Rock, 10) e os roteiros de Um Homem Misterioso com George Clooney e Exterminio 2, de Fresadillo.

Meu problema maior com o filme é que ao mesmo tempo é meio óbvio, com tão poucos personagens e situações difíceis de encontrar uma solução mais complexa. E também um pouco confuso, querendo se tornar mais complexo e inteligente. Outra coisa que e difícil de engolir, é que a heroína Kidman sofre da mesma doença que Drew Barrymore na comédia com Adam Sandler, Como Se Fosse a Primeira Vez, 04, que aliás não era ruim.  As duas tem o mesmo problema, por causa de um trauma profundo tem memória curta, a cada noite quando dormem esquecem de tudo e recomeçam de novo a reaprender... No caso, Nicole vive com o paciente marido Firth que vai lhe ajudando, mas ela não satisfeita começa a recorrer a um médico (que lhe dá um vídeo para ir gravando) e uma antiga amiga, sem a certeza de que algum deles esteja dizendo a verdade...

E não podemos contar mais nada. Nicole se expõe já com menos botox, Firth parece gostar da companhia e o filme se não chega a convencer, dá para distrair. E nada mais.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro