RESENHA CRTICA: O Sono da Morte (Before I Wake)
Apesar do ttulo e do trailer, no chega a ser um verdadeiro filme de terror, com sustos e violncia
O Sono da Morte (Before I Wake)
EUA, 16. 95 min. Direção de Mike Flanagan. Com Jacob Tremblay, Kate Bosworth, Thomas Jane, Annabeth Gish, Scottie Thompson.
Apesar do título e do trailer, não chega a ser um verdadeiro filme de terror, com sustos e violência. Seria mais justo chamá-lo como faz Flanagan de “drama sobrenatural”. Curiosamente só será lançado nos EUA agora no comecinho de setembro!
O diretor é veterano roteirista e montador no gênero (Hush, O Espelho, Absentia etc.) e realizador de dos já mencionados e dos ainda não prontos Ouija Origem do Mal e Gerald´s Game. E conseguiu até um elenco de gente conhecida como Kate Bosworth e Thomas Jane. Só que o mais conhecido deles é o menino que faz o papel central, o sempre surpreendente canadense Jacob Tremblay (de O Quarto de Jack, pelo qual teve muitas indicações e revelação do National Board of Review) agora com 10 anos e sempre muito natural, sem qualquer exagero. É sem dúvida a razão para ver o filme.
Kate faz Jessie casada com Mark, que resolve adotar um menino de 8 anos, Cody. Mas não sabem que ele tem um enorme medo de dormir. E das coisas que se manifestam quando ele está justamente dormindo, como a aparição de borboletas coloridas. E mais forte que isso, o surgimento do que seria o fantasma do falecido filho do casal. Pode ser apenas imaginação ou terrores noturnos.
Feito com certa discrição e delicadeza, o filme pode fracassar justamente por essa razão. Não é exatamente isso que procura o fã do gênero.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.