RESENHA CRTICA: Antes que Tudo Desaparea (Sanpo Suru shinryakusha/ Before we Vanish)

O interessante aqui justamente o humor que pode transform-lo em Cult

13/04/2018 11:10 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Antes que Tudo Desapareça (Sanpo Suru shinryakusha/ Before we Vanish)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Antes que Tudo Desapareça (Sanpo Suru shinryakusha/ Before we Vanish)

Japão, 17. 2h9min. Direção de Kiyoshi Kurosawa. Baseado em peça de Tomohiro Maekawa. Roteiro de Sachiko Tanaka e Kurosawa. Com Masami Nagasawa, Riyuhei Matsuda, Hiroki Hasegawa, Masahiro Hasegawa.

Como a maior parte dos fãs do cinema japonês deve saber, este Kurosawa nada tem a ver de parentesco com o grande e falecido Akira. Ele realizou filmes como Sonata de Tóquio, 08, e A Cura, 97, além de vários outros exibidos por aqui (os mais recentes foram O Segredo da Camara Escura, Para o Outro lado, O Sétimo Código, Crimes Obscuros). Por outro lado, ele faz muitos filmes (48 créditos, incluindo telefilmes) e tem certo prestígio com o Festival de Cannes (este filme aqui esteve no Um Certain Regard, mostra paralela de Cannes ano passado e o autor teve já sete indicações e prêmios também com Korei, da crítica em 2000, além de Tokyo Sonata, Kishibe no Tabi/Para o Outro Lado, 15 que foi premiado como melhor diretor).

Ainda assim este Kurosawa não tem uma consagração internacional talvez por sua paixão pela violência e seu senso de humor que não é para todo mundo. Aqui, é tudo resumido como a história de três alienígenas que viajam para a Terra preparando para uma invasão em massa, tomando posse de corpos humanos. Como se sabe que o Japão é obcecado desde Hiroshima com tramas de terror atômico e coisas semelhantes, o interessante aqui é justamente o humor que pode transformá-lo em Cult. Terror e histórias de detetive são marca registrada do realizador. Aqui já começa com uma sequência violenta com uma mulher mutilada, uma jovem estudante que procura fugir de um caminhão. Narumi leva o marido para testes num médico porque ele ficou estranho e desorientado, talvez com doença mental, ate que descobrimos que o corpo e a mente dele foram tomados por alienígenas (um deles está com a garota do começo). Tem gente que acha o filme confuso e excêntrico, e com ausência de suspense, e o estilo pós-moderno do diretor. Além de sua longa metragem. Outros com certeza vão curtir.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro