RESENHA CRTICA: Livre (Wild)
O filme curioso, prende a ateno e resulta num dos bons filmes deste ano
Livre (Wild)
EUA, 14. 115 min. Direção de Jean-Marc Valée. Roteiro de Nick Hornby (baseado em livro autobiográfico From Lost to Found on the Pacific Crest Trail). Com Reese Witherspoon, Laura Dern, Gaby Hoffman, Thomas Sadoski, Keene McRae, Michiel Huisman, Brian VanHolt, Cliff de Young.
Mesmo tomando a liberdade de traduzir Selvagem por Livre, no titulo deste filme, este filme é nova prova do talento e rapidez do realizador canadense Marc Vallée que recentemente se revelou com o ótimo C.R.A.Z.Y Loucos de Amor (06), A Jovem Rainha Vitória (09) e o mais recente ainda Clube de Compras de Dallas (13). Não é um filme especial ou fora do comum, mas conta muito bem uma história interessante e seu maior mérito talvez seja quebrar o clichê de interpretações de Reese, que esta desenvolta, adulta, mais livre e convincente. Por isso mesmo que foi indicada a todas principais premiações do ano (e de quebra por ser um atriz tão querida sobrou também para Laura Dern, como coadjuvante, fazendo a mãe dela em poucas cenas, mas todo coração).
A história real também esta na moda, uma mulher, Cheryl Strayde, autora do livro, está em crise desde o fim de seu casamento e a morte de sua mãe. Sem esperança e abusando do comportamento destrutivo, ela toma uma decisão precipitada, sair de casa e andar a pé mais de mil milhas pelo deserto na chamada Pacific Crest Trail. Ao contrário do que se possa supor, o resultado é curioso, prende a atenção e resulta num dos bons filmes deste ano. Não está sendo um grande sucesso de bilheteria (está agora com35 milhões de dólares), mas faz carreira digna. Assista.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.