RESENHA CRTICA: As Aventuras de Robison Cruso (The Wild Life)

Tem um desenho bonito, cuidado com detalhes, cores vibrantes, mas...

30/11/2016 21:23 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: As Aventuras de Robison Crusoé (The Wild Life)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

As Aventuras de Robison Crusoé (The Wild Life)

Bélgica, França, 16. 91 min. Direção de Vincent Kesteloot e Ben Stassen.

Não é nenhuma obra prima mas chega a ser uma boa surpresa tecnicamente. Boa animação, bela fotografia (o uso de luz, por exemplo, de fogueiras é muito bonita, também do oceano), simpático uso de animais, o que é ótimo para crianças inclusive uma arara que é bem do estilo brasileiro! Por outro lado, existem dois gatos safados e a morte de um animal que faz as crianças se aborrecerem e com toda razão.

Não sei se as crianças de hoje conhecem Robinson Crusoé, já que Disney nunca abordou o tema (mas existem, eu fui checar vários desenhos sobre o assunto assim como vários longas com atores, parece que o último inclusive o James Bond Pierce Brosnan). A história é contada em flashback pela arara chamada de Terça-Feira. Robison além de ruivo, ainda é bem jovem e está num navio que naufraga, ajudado da metade do filme em diante por uma série de outros bichos afáveis que vivem se metendo em confusões. Terça-Feira sonha em descobrir o mundo e depois de uma violenta tempestade encontra Crusoé se unem aos outros animais para tentarem escapar dali (há bastante ação!). Naturalmente há os dois gatos selvagens vilões...

Curiosamente o filme era originalmente um curta-metragem que passava em parques na Europa. O longa custou 13 milhões de orçamento e rendeu apenas 8 milhões nos EUA. Como já disse, tem um desenho bonito, cuidado com detalhes, cores vibrantes, uma trilha musical dinâmica e temos que admitir, a história tem pouco a ver com o original! Ou seja, não é Disney.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro