RESENHA CRTICA: Vises do Passado (Backtrack)
Achei o filme acima da mdia do gnero e muito profissional
Visões do Passado (Backtrack)
Austrália, 15. 90 min. Direção e roteiro de Michael Petroni. Com Adrien Brody, Sam Neill, Robin McLeavy, Bruce Spencer, Jennie Baird, Anna Lise Phillips, George Shevtsov, Jesse Hyde.
É bem interessante numa linha um pouco O Sexto Sentido este thriller de fantasmas feito na Austrália, por um roteirista veterano (Petroni fez roteiro de A Menina que Roubava Livros, Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, os terrores O Ritual e Sombras de um Desejo). Trabalhou com um orçamento pequeno de 8 milhões de dólares. Talvez por isso o elenco seja pouco conhecido, fora a participação desta vez bem eficiente do ganhador do Oscar Adrien Brody (que parece empenhado com seu personagem) e uma participação especial do competente Sam Neill (que tem andando meio fora da indústria).
O trabalho do diretor Petroni é o que se diria de “Old school”, nada de câmera na mão, seguindo o cangote dos personagens. É a história bem contada com planos que ajudam a narrativa sem serem preguiçosos. Ele faz Peter Bower um psicólogo atormentado pela morte de sua filha atropelada quando andava de bicicleta. A esposa estava de cama também traumatizada e ele recebe estranhos pacientes em seu escritório (veja como é propositalmente antiquado já que a trama na verdade deveria se passar em 1987). Aos poucos vai percebendo que todos eles estão mortos e procuram alguma forma de justiça, um deles especialmente que é uma menina em idade escolar, Elizabeth Valentine. Tudo isso o leva a sua cidade natal aonde ainda mora seu pai, ex-policial, com quem não tem amizade. Mas então quase na metade do filme ficamos sabendo que houve um tremendo acidente de trem que aparentemente o herói, então menino, foi responsável. Não vou falar mais, mas muita coisa ira acontecer, também alguns sustos (em geral em pesadelos como até o Batman vs Superman abusou) que ajuda a nos interessarmos pela história. A única dúvida é no final que não necessitava ter aquelas reviravoltas que parecem um pouco exageradas seguidas por dois finais também dispensáveis.
Mas não são um problema grave. Achei o filme acima da média do gênero e muito profissional.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.