RESENHA CRTICA: O Que Te Faz Mais Forte (Stronger)

curiosa a proposta do diretor e produtor David Gordon Green, um filme dramtico e realista

08/02/2018 07:10 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Que Te Faz Mais Forte (Stronger)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Que Te Faz Mais Forte (Stronger)

EUA, 2017. 1h59. Direção de David Gordon Green. Roteiro de John Pollono e de Brett Witter, Jeff Bauman (autores do livro original). Com Jake Gyllenhaal, Tatiana Maslany, Miranda Richardson, Richard Lane Jr, Nate Richman, Clancy Brown, Kate Fitzgerald, Carlos Sanz.

Havia uma expectativa grande para este filme independente da Lionsgate para os fãs de Jake Gyllenhaal que há tempos esperam sua oportunidade para levar um Oscar. Infelizmente não foi selecionado para o Oscar, e nada importante também.

Embora se conte a mesma história recente do filme de Mark Wahlberg (O Dia do Atentado de maio do ano passado, contando o ataque terrorista durante corrida em Boston, sua cidade natal), o enfoque é outro, menos thriller e mais aventura. Mas ainda assim dramático e realista, se fixando antes de tudo na vida particular e familiar do protagonista. Justamente Jeff Bauman (Jake) que é um rapaz de vinte e tantos anos, sem emprego fixo, e que tem uma família pobre, afetado por parentes e principalmente uma mãe alcoólatra e vulgar, que só causa problemas (quem faz o papel da mãe é a atriz inglesa Miranda Richardson, que por justiça deveria levar todos os Oscars por sua interpretação ousada e esplendida!).

Curiosamente Jake fez todos os esforços para acertar no filme, emagrecendo muito seu corpo, usando uma lente escura para esconder os olhos azuis, e embora o filme tenha um lado épico ao final (num jogo esportivo), ele é muito dramático, sem ter medo de esconder as falhas de caráter do protagonista e sua turma. O lado positivo custa a chegar ao final depois de mostrar o sofrimento da namorada e mulher dele, que fica grávida, que tenta ajudá-lo desde o primeiro momento da explosão (e aí temos nova interpretação brilhante, canadense da estrela de TV Tatiana Maslany, da série Orphan Black, pela qual ganhou merecido Emmy, seus outros filmes foram muitos, 61 créditos, mas aqui tem um de seus melhores momentos).

É curioso, portanto a proposta do diretor e produtor David Gordon Green, que fez o fraco Especialista em Crise, com Sandra Bullock, o esquisito Joe com Nicolas Cage, o pouco visto Manglehorn com Al Pacino, e pelo menos dez outros trabalhos de gosto e resultado duvidosos. De qualquer forma, este é o que tem um efeito mais sério planos longos, fechados, que pretendem ser fortes e humanos (mas nem sempre resultam). O filme, porém não foi bem de bilheteria nos EUA onde não rendeu mais do que 4 milhões e 200 mil. Curiosamente anuncia-se a vinda de Jake para o Rio de Janeiro onde vai rodar um filme chamado Rio, com Benedict Cumberbatch, Michelle Williams, dirigidos por Steven Knight.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro