RESENHA CRTICA REVISTA: A Espera (LAttesa)

Discreto, sbrio, fugindo do melodrama mas mesmo assim sendo sempre sensvel. Um dos poucos destaques do cinema europeu neste ano infeliz

12/04/2017 23:37 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA REVISTA: A Espera (L´Attesa)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Espera (L´Attesa)

Itália, 15. 1h50min. Direção de Piero Messina. Com Juliette Binoche, Giorgio Colangeli, Lou de Laage, Domenico Diele, Antonio Folletto, Corinna Locastro.

Ficou difícil perdoar a grande estrela francesa Juliette Binoche agora em sua infeliz participação no mal sucedido O Vigilante do Amanhã quando ela é capaz de grandes interpretações (contida e sofrida) como neste filme italiano do diretor siciliano Messina (primeiro longa de uma série de curtas e documentários). Trata-se de um drama que ganhou três prêmios menores em Veneza, outro em Bari, e dois prêmios dos críticos italianos. Não é um filme divertido, mas uma historia sensível em cima da dupla, a grande Binoche e uma nova atriz bonita e atraente Laage (Agnus Dei, Respire). Ela, Jeanne, sai de sua casa para reencontrar o namorado que deve estar na casa grande de sua família que fica na região do Ethna, na Sicilia. O espectador fica sentindo o problema, quando percebe que o rapaz morreu e a mãe não consegue esconder o luto. Por outro lado, Jeanne é recebida com atenção, mas sem que lhe desvendem a realidade. Mas um laço forte se forma entre as duas mulheres. Discreto, sóbrio, fugindo do melodrama mas mesmo assim sendo sempre sensível. Um dos poucos destaques do cinema europeu neste ano infeliz.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro