MEMORIA REF: Olivia de Havilland e William Hurt

Relembrando a Revista Life, apaixonada por cinema

27/07/2020 03:02 Por Rubens Ewald Filho
MEMORIA REF: Olivia de Havilland e William Hurt

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Às vezes a gente fica pensando que certas estrelas de cinema são realmente imortais. O tempo passa, a idade chega, mas elas continuam em forma e continuando uma vida saudável. Esse é o caso de Olivia de Havilland, lendária estrela de E o Vento Levou, que nasceu em Tóquio, em 1 de julho de 1916, de família britânica e que passou grande parte de sua vida em total rivalidade com sua irmã a também estrela e mais nova Joan Fontaine (1917-2013), que ganhou o Oscar por Rebecca, a Mulher Inesquecível, 41, depois fez ainda com Hitchcock, Suspeita, 42, e mais De Amor Também De Morre, 43. Por causa de rivalidade na carreira e pelos prêmios, as duas se tornaram inimigas. Mas é norma geral que Olivia seja a mais famosa e respeitável, foi ela, por exemplo, que brigou com os estúdios da Warner e conseguiu mudar o contrato com eles, porque ate aquele momento o estúdio tinha poder total com a artista, que ficava totalmente a mercê do estúdio (ou seja, se negasse fazer um papel ruim, ainda assim teria que rodar o filme sem qualquer outro direito! Era escravidão!). Olivia fez uma carreira notável além de E o Vento Levou (sua família estava em Tóquio onde ela nasceu ). Ganhou Oscars por Tarde Demais (50), Só Resta uma Lagrima (46), e indicações por A Porta de Ouro,42 e Na Cova da Serpente, 49. Mudou-se para a França onde se casou com famoso jornalista e ainda hoje esta radicada. Recentemente em 2017 abriu processo contra os produtores de uma série de TV, que segundo ela não respeitavam sua vida e carreira (ela não concordou com as cenas da serie de TV ”Feud”, a resolução ainda não foi oficializada). Na foto de Life, Olivia aparece ao lado de um ator que parecia ser da moda, William Hurt (tanto que ganhou o Oscar por sua interpretação num filme brasileiro, que é o caso de O Beijo da Mulher Aranha). Mas dali em diante, ele teve uma carreira irregular e mal sucedida. Olivia chegou a afirmar que Hurt se sairia bem interpretando outro personagem de E o Vento Levou, o de Ashley Wilkes (Leslie Howard), porque tem a “mesma sensibilidade e vulnerabilidade”. Olivia nunca aceitou o sistema de estúdio que considerava “injusto e absurdo’. Quanto a Hurt, achava que ele iria sofrer como um ator contratado do estúdio, “sua carreira depende dele conseguir encontrar personagens fora do comum para interpretar”. A velha dama estava certa, Hurt nunca mais voltou a ter outro grande personagem e sucesso.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro