O Mundo e a Arte da Palavra

Em A Menina Quebrada, de Eliane Brum, ha certas fossilizacoes na estrutura social brasileira

19/11/2020 14:21 Por Eron Duarte Fagundes
O Mundo e a Arte da Palavra

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Eliane Brum é uma jornalista gaúcha (ou uma gaúcha jornalista?) que vive atualmente em São Paulo. Suas origens sulinas e seu percurso em busca do lugar ao sol mais visível num país provinciano se casam em seus textos, a maioria crônicas e reportagens para jornais e de publicações na internet. Esta dialética entre o sul e o centro constrói a atual especificidade de sua inteligência jornalística.

A menina quebrada e outras colunas de Eliane Brum (2013) é um de seus livros de crônicas. Abrange o cruzamento entre o abandono (momentâneo? definitivo? não se pode saber), pela autora, da grande imprensa impressa e a adoção do texto divulgado exclusivamente na internet, um espaço ao mesmo tempo marginal e majoritário nos dias de hoje. Mais importante, talvez, seja a constância de sua visão de mundo, especialmente, do país: uma visão crítica que tem seu lado ácido, porém estava atravessada por certas secretas delicadezas de intenções que se abrem para o humanismo denso de Eliane.

Nestas observações precisas, acuradas da observadora social o leitor interessado vai constatar algo surpreendente e que a desmemória brasileira esquece: como certas atitudes do Partido dos Trabalhadores, passado o otimismo inicial com um operário no poder, se parecem muito com as ações do atual desastroso governo de Jair Bolsonaro; e as questões cruciais, como o tratamento que damos à Amazônia, a prepotência de Dilma para com subordinados e outras pessoas humildes do povo, a aliança de Lula com Maluf no famoso aperto de mão. Em determinada crônica, Eliane se pergunta: qual é o tamanho de Lula? Eliane fala de literatura, de cinema com grande classe disponibilidade de argumentos, seu texto sobre a cinebiografia que o diretor Fabio Barreto fez sobre Lula é um exemplar de capacidade de penetrar nos equívocos de construção duma narrativa cinematográfica.

Pensando com a clareza possível, pode-se concluir, pela iluminação social que dão as crônicas de A menina quebrada, que há certas fossilizações na estrutura social brasileira. Houve uma ilusão quando se elegeu o PT: a sociedade elegeu o PT por razões não muito distantes daquelas que a fizeram pôr no poder a um homem como Jair Bolsonaro, um antípoda de Lula. Todavia... Não mudamos: somos  arcaicos O PT que governou o país ainda tinha muitos arcaísmos: a trajetória brasileira de Lula a Bolsonaro não deixa de ter certa lógica, depreendo das leituras das crônicas de Eliane. Esta impressão já havia em anotações da época da ascensão do PT ao poder feitas por outro jornalista que se entusiasmou no primeiro momento, Fausto Wolf, mas logo se decepcionou. As crônicas de Eliane, lidas agora, confirmam estas suspeitas das parecenças entre os governos, na prática, do PT e este atual, que radicalizou e trouxe para a luz o lado mais tenebrosamente retrógrado de nosso mundinho nacional. Ressalvados, nesta ponte entre Lula e Bolsonaro, é claro, todas as estultícias do séquito que veio junto com o atual presidente: Lula e algumas vezes Dilma, é claro, tinham mentes melhores a seu redor, o que poderia gerar uma diferença substancial, porém não tão profunda nas marcações estruturais de nossa sociedade quanto se pensa muitas vezes.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro