TUDO SOBRE A 47a MOSTRA DE CINEMA DE SP

A Mostra tera 360 filmes em exibicao a partir do dia 19

08/10/2023 02:06 Por Felipe Brida
TUDO SOBRE A 47a MOSTRA DE CINEMA DE SP

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Vem aí a 47ª Mostra de Cinema de SP, com 360 filmes em exibição a partir do dia 19 

 

Os fãs de cinema já podem se preparar para a próxima edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no próximo dia 19! Em sua 47ª edição, a Mostra trará 360 filmes de 96 países, em 24 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS da capital paulista, além de exibições gratuitas, em salas, ao ar livre e online - nas plataformas Itaú Cultural Play, Sesc Digital e SPcine Play. A Mostra segue até o dia 1º de novembro, e a partir do próximo sábado, dia 14, toda a programação com os filmes, salas e horários estará disponível no site oficial do evento. Os ingressos, as permanentes e os pacotes começam a ser vendidos também a partir do dia 14, tanto pelo app da Mostra como pelo site da Velox.  

Hoje pela manhã, durante a coletiva de imprensa, foi divulgada parte da programação com os principais filmes que integram as exibições desse ano.  

Na noite de abertura, no dia 18, o filme exibido será o ganhador da Palma de Ouro desse ano, “Anatomia de uma queda”, de Justine Triet, em sessão solene para convidados, na Cinemateca Brasileira. 

O pôster oficial 2023 foi criado pela equipe da Mostra a partir de uma pintura do cineasta Michelangelo Antonioni feita nos anos de 1960 (a Mostra fará, esse ano, uma retrospectiva dos principais filmes do diretor).  

O vídeo com a vinheta foi lançado agora pela manhã. Ele foi criado por Amir Admoni, com trilha sonora de André Abujamra, Marcio Nigro e Marcos Naza, da Mondo, inspirado na pintura de Antonioni que está no pôster. A vinheta está disponível no canal da Mostra no Youtube, em – https://www.youtube.com/watch?v=OL1B8uT5fIk . 

A Central da Mostra retornará com um balcão de informações no Conjunto Nacional, que funcionará também para venda de produtos do evento, como cartazes, bolsas, camisetas e canecas. Lá o funcionamento será de segunda a sábado, das 11h às 21h, e aos domingos, das 11h às 20h.

úri 

O júri da Mostra desse ano é composto pela atriz e diretora Barbara Paz, pelo premiado cineasta e músico iugoslavo Emir Kusturica, pela atriz italiana Enrica Antonioni (viúva de Michelangelo Antonioni), pelo diretor e produtor irlandês indicado ao Oscar Lenny Abrahamson, pela diretora-executiva do Festival de Berlim Mariette Rissenback e pelo ator e argumentista luso-guineense Welket Bunguê. 

Premiações 

O prêmio Leon Cakoff será entregue aos diretores Julio Bressane e Emir Kusturica. A Mostra exibirá os dois novos filmes de Bressane, o documentário A Longa Viagem do Ônibus Amarelo e a ficção Leme do Destino. De Kusturica será exibida a cópia restaurada de seu filme ganhador da Palma de Ouro, Underground: Mentiras de Guerra (1995). 

O prêmio Humanidade, concedido a personalidades que demonstram questões humanistas, sociais e políticas pertinentes ao seu tempo, será entregue aos documentaristas Sylvain George e Errol Morris. A Mostra irá exibir o novo filme de George, Noite Obscura - Adeus Aqui, em Qualquer Lugar (2023), além de sete filmes importantes do diretor, como O Impossível - Páginas Rasgadas (2009) e Que Descansem Sem Paz (Imagens da Guerra) (2010). De Morris a Mostra exibirá seu novo trabalho, The Pigeon Tunnel (2023). 

Filmes programados para 2023 

Nessa edição da Mostra serão exibidos filmes premiados em festivais como Berlim, Veneza, Cannes, Locarno, Sundance e San Sebastian, de diretores e diretoras renomados, como Wim Wenders, Bradley Cooper, Nuri Bilge Ceylan, Aki Kaurismaki, Malgorzata Szumowska, Radu Jude, Michel Gondry, Ryûsuke Hamaguchi, Alice Rohrwacher, Victor Erice e Hong Sang-soo. 

Nesse ano, a Mostra também traz 15 longas pré-selecionados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, como Shayda, de Noora Niasari, da Austrália; Lições de Blaga, de Stephan Komandarev, da Bulgária; Los Colonos, de Felipe Gálvez Haberle, do Chile; Irmandade da Sauna a Vapor, de Anna Hints, da Estônia; e Devagar, de Marija Kavtaradze, da Lituânia. 

Na Mostra Brasil serão 60 longas brasileiros, nas seções Apresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional, como Saudosa Maloca, Mussum – O filmis, e Meu sangue ferve por você. Os filmes da competição concorrem ao Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme, entregue pelo Júri Internacional da 47ª Mostra. E todos os filmes brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos Diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro. 

Outros filmes de destaque na Mostra: 

Entre os títulos confirmados para a 47ª edição da Mostra estão os dois novos trabalhos de Hong Sang-soo, Na Água e Em Nossos Dias; Maestro, de Bradley Cooper; Dinheiro Fácil, de Craig Gillespie; Afire, de Christian Petzold; A Teoria Universal, de Timm Kröger; Ervas Secas, de Nuri Bilge Ceylan; Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki; A Besta, de Bertrand Bonello; Bom Dia à Linguagem, de Paul Vecchiali; Mulher de…, de Malgorzata Szumowska e Michal Englert; O Livro das Soluções, de Michel Gondry; Juventude (Primavera), de Wang Bing; Evil Does Not Exist, de Ryûsuke Hamaguchi; La Chimera, de Alice Rohrwacher; Anselm - 3D, de Wim Wenders; Fechar os Olhos, de Victor Erice; O Espectro do Boko Haram, de Cyrielle Raingou; e Bem-Vindos 99, de Lukas Moodysson. 

Filmes clássicos restaurados 

A Mostra traz filmes antigos recém-restaurados, como a retrospectiva Antonioni, com os principais filmes de Michelangelo Antonioni – serão 23 longas e curtas, com destaque para Deserto Vermelho (1964), Blow-up - Depois Daquele Beijo (1966), Profissão: Repórter (1975) e a trilogia da incomunicabilidade, composta por A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962). Além disso, entre os dias 23 de outubro e 17 de novembro, 24 pinturas de Antonioni estarão expostas com entrada franca no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. 

A 47ª Mostra exibe ainda o filme-marco do cinema de vanguarda soviético Um Homem com uma Câmera (1929), de Dziga Vertov, com nova trilha composta pelo compositor, flautista e professor Luiz Henrique Xavier. Também ganham exibição as cópias restauradas dos clássicos Amor Louco (1969), de Jacques Rivette, Vale Abraão (1993), de Manoel de Oliveira, O Retorno à Razão (1923), de Man Ray, Corisco & Dadá (1996), de Rosemberg Cariry, O Sangue (1989), de Pedro Costa, e Underground: Mentiras de Guerra (1995), de Emir Kusturica. Haverá também sessão de três longas de Lenny Abrahamson, Adam e Paul (2004), Garage (2007) e O que Richard Fez (2012). 

Outras novidades 

Pela primeira vez, a Mostra levará parte da seleção ao Norte do Brasil. Com parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), em Manaus, na capital do Amazonas serão exibidos filmes brasileiros e internacionais em três locais do centro da cidade, entre os dias 27 e 29 de outubro. 

Haverá também a itinerância promovida pelo Sesc, que percorrerá 10 unidades do interior paulista, de 21 de novembro a 21 de dezembro. Os filmes da Mostra serão exibidos nos Sesc Araraquara, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Jundiaí e Campinas. 

Haverá as apresentações em VR (Realidade Virtual), com dez filmes de várias nacionalidades, lançamento de livros e o III Encontro de Ideias Audiovisuais, que inclui o VII Fórum Mostra e o VII Fórum da Palavra à Imagem – todos de 26 a 28 de outubro, na Cinemateca Brasileira. 

Patrocínio 

A Mostra de Cinema de SP conta com o patrocínio master da Petrobras e do banco Itau, além da parceria do Sesc, o patrocínio da SPCine, o copatrocínio da Desenvolve SP, e o apoio da Ancine, do Projeto Paradiso e do Instituto Galo da Manhã. Tem a colaboração do Itaú Cultural, do Telecine, da Netflix e do Instituto Italiano de Cultura. E ainda o apoio técnico da Cinemateca Brasileira, da Quanta, do Conjunto Nacional e da Velox. Tem a parceria do Meliá Paulista e do Mercure Hotels, a promoção da Globofilmes, do Canal Brasil, da Folha de S. Paulo, da Rádio Bandnews e da TV Cultura.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro