DOIS FESTIVAIS ONLINE E GRATUITOS PARA VER EM CASA
Sao 40 longas, em exibicao em dois festivais de cinema, o italiano e o chines, ambos gratuitos e online
Dois festivais online e gratuitos para ver em casa
Cinéfilos terão uma agenda lotada de filmes independentes, novos e clássicos, nesse e no próximo mês. São 40 longas, em exibição em dois festivais de cinema, o italiano e o chinês, ambos gratuitos e online. Confira abaixo sobre eles.
18º Festival de Cinema Italiano
De 08/11 a 09/12, a 18ª edição do Festival de Cinema Italiano exibe 32 filmes gratuitamente para o público – 16 títulos lançamento e 16 clássicos. Os filmes da seleção atual são produções de 2022 e 2023, exibidos em festivais como Berlim, Cannes, Roma e Veneza, de diretores como Pupi Avati, Gabriele Salvatores, Michele Placido e Andrea Di Stefano. Alguns de destaque são Ainda temos o amanhã (2023), de Paola Cortellesi, A sombra de Caravaggio (2022), de Michele Placido, A terra das mulheres (2023), de Marisa Vallone, A última noite de Amore (2023), de Andrea Di Stefano, O retorno de Casanova (2023), de Gabriele Salvatores, e O primeiro dia da minha vida (2023), de Paolo Genovese. Os antigos estão numa retrospectiva em homenagem à comédia italiana, de diretores como Mario Monicelli, Dino Risi, Federico Fellini e Lina Wertmüller. Na sessão dos clássicos, poderemos ver Brancaleone nas Cruzadas (1970) e Parente é serpente (1992), ambos de Mario Monicelli, A trapaça (1955), de Federico Fellini, Mimi, o metalúrgico (1972) e Por um destino insólito (1974), ambos de Lina Wertmüller, e A propriedade não é mais um roubo (1973), de Elio Petri.
O festival é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio da Pirelli, Lei de Incentivo à Cultura, Cineusp e outros parceiros. Haverá ainda sessões presenciais em vários estados brasileiros.
Para acessar, conhecer a programação completa e ver os filmes diretamente no site, clique em https://festivalcinemaitaliano.com/
8ª Mostra de Cinema Chinês
De 15 a 30/11, ocorre a 8ª Mostra de Cinema Chinês, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp e Centro Cultural São Paulo, em parceria com a SP Cine. É online, com oito filmes produzidos entre 2021 e 2023. Em outubro o evento ocorreu presencialmente em cinemas de SP. Agora os filmes serão todos exibidos pela plataforma da SP Cine Play.
Na seleção, longas premiados como Acima das nuvens (2021), de Zhihai Liu, Cordão da vida (2022), filme de estreia da diretora Qiao Sixue, e Irmãos (2023), de Shio Chuan Quek.
Programação e acesso aos filmes em https://mostracinema.institutoconfucio.com.br/
Sobre o Colunista:
Felipe Brida
Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com