RESENHA CRTICA: O Segredo dos Diamantes

Uma aventura juvenil brasileira divertida, bem feita e recomendada

16/12/2014 12:10 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Segredo dos Diamantes

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

O Segredo dos Diamantes

Brasil, 14. Direção de Helvecio Ratton. Com Dira Paes, Rui Resende, Manoelita Lustosa, Matheus Abreu, Rachel Pimentel, Rodolfo Vaz, Ivan Reis, Marcelo Campos.

Infelizmente não existe no Brasil a tradição de filmes infanto-juvenis, muitas vezes mesmo sendo adaptações de obras literárias importantes eles são ignorados pelo público e ainda mais as crianças, mais adeptas a consumir o que vem do estrangeiro. É uma velha luta e mesmo semana passada tivemos um caso desses com a adaptação de uma obra de Érico Veríssimo, As Aventuras do Avião Vermelho, e pouco antes, outro igualmente legal e mineiro, o Menino no Espelho de Fernando Sabino.  

Tomara que não se repita aqui com este filme mineiro realizado pelo consagrado Helvécio Ratton (que já fez no gênero o primeiro Menino Maluquinho, Pequenas Histórias, além de documentários e ficção como Batismo de Sangue).  Aproveitando o talento excepcional de Dira Paes (no auge de tudo) e trazendo de volta o veterano Rui Rezende, o filme é basicamente interpretado por gente mineira e todos eles se saem muito bem, inclusive as crianças. A história é simples como deveria: uma família em viagem de carro para visitar a avó no interior sofre acidente na estrada (são atingidos por caminhão) e o pai fica ferido no hospital. O casal de crianças e mais um amiguinho acabam ouvindo falar de um tesouro misterioso cuja mapa poderia ser encontrado em livros antigos, guardados em bibliotecas. Partem assim em busca dele, enfrentando os eventuais e inevitáveis perigos e riscos. Com trilha musical com o Skank, o filme é divertido, bem feito e recomendado.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro