RESENHA CRTICA: Minsculos, o Filme (Minuscule: La Vale des Formis Perdues)
Uma alternativa nova para crianas e adultos com corao potico
Minúsculos, o Filme (Minuscule: La Valée des Formis Perdues)
França, 15. Direção de Thomas Szabo, Hèléne Giraud.
É diferente e, portanto, já de começo bem-vindo este filme de animação europeu, basicamente francês, que trás uma alternativa nova para crianças e adultos com coração poético. Sua origem também é interessante. É uma produção do Canal France 2, que durante duas temporadas passou esta série chamada Minuscule, que foi exibida desde outubro de 2006 e depois voltou no canal France 5, com episódios de cinco a seis minutos . O sucesso foi tanto que resolveram expandir os episódios para conseguirem se tornar um longa-metragem, ainda por cima em Terceira Dimensão (tem cerca de hora e meia, bastante para crianças pequenas para o qual é mais indicado, até porque não tem diálogos).
A ideia é filmar os planos de fundo, os da natureza, em dois parques nacionais franceses, Ecrins e Mercantours. Os franceses, por sinal, amam esse tipo de coisa, foram indicados a prêmios nos de Annecy, no European Film Awards, Tallin e ganharam nos EUA no Mill Valley. Há um casal que dá inicio a historia, eles estão fazendo um piquenique no campo quando a esposa grávida sente que vai ter o bebê. O marido intui tudo e os dois saem para o Hospital. Só que deixam ali todo o farnel, incluindo barrinhas de açúcar. Os primeiros que os veem são as encantadoras joaninhas, como as nossas, mas que parecem voar com mais força. Investigam o lugar, mas uma delas sai ferida. Logo chegam as formigas sempre preocupadas com sua colônia que vive no formigueiro. Depois de erros e acertos, aparições moscas ameaçadoras, aranhas silenciosas, as formigas vermelhas militarizadas. Dá até para definir o filme como um Road Movie quando os diversos insetos irão entrar em batalha campal.
Não é um filme de ritmo intenso e alguns podem se cansar. Mas tem uma bela técnica, bastante encanto e uma moral adequada. Assisti com bastante prazer.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.