OSCAR 2015 - RESENHA: Leviat (Leviathan)

Um filme mediano e super estimado, basicamente uma discreta denncia de que existe corrup艫o na Rssia

11/02/2015 16:13 Por Rubens Ewald Filho
OSCAR 2015 - RESENHA: Leviat達 (Leviathan)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Leviatã (Leviathan)

Russia, 2014. Direção: Andrey Zvyagintsev. Com Aleksey Serebryakov, Roman Madyanov, Vladimir Vdovichenkov, Yelena Lyadova

O que me incomoda neste filme mediano e super estimado é que basicamente é uma discreta denúncia de que existe corrupção na Rússia. O que tem provocado polêmicas e ameaças. O que deixa tudo ainda mais ridículo. Não se sabe o que o ditador local vai dizer, porque vai depender de seu interesse, não quer atrapalhar agora as chances que o filme tem de levar o prêmio. Se ganhar vai aumentar a fama e prestíigio (faz décadas que a Rússia não ganha um Oscar®, parece que desde Moscou Não Acredita em Lágrimas, de 1980, que por sinal era um melodrama de duvidosa categoria). Isso já dá uma ideia do que é o mundo de hoje (mas você teria que estar vivendo num asilo sem jornais para não perceber isso!). Enfim, não embarquei no filme, na verdade dos cinco candidatos ao Oscar é o único que eu rejeito. Mas sempre deixo a dúvida, não sou dono da verdade.

Quem fez o filme foi Andrey Zvyagintsev que também é roteirista e ator, nascido em 64, ficou conhecido antes com outro filme, The Return (03). Seu primeiro longa, chamado de O Retorno, um filme com imagens muito fortes (mais que aqui) passado num lago distante, sobre dois irmãos  pré-adolescentes em férias  que estão aprendendo a conviver com o pai que não viam há 12 anos quando uma coisa importante acontece que faz a situação mudar. Talvez para sempre. O que sucedeu porém é incrível. O filme só teria sido feito se achassem dois garotos excepcionais, no sentido de ótimos. Acharam  Vladimir Garin em São Petesburgo e Dobronravov em Moscou.

O menino que fazia Audrey deveria morrer pelo script. Mas o garoto Vladimir morreu em 25 de junho de 2003 logo depois de concluída a filmagem, isso num lago perto da locação. O choque foi tão grande (porque o menino era ótimo e sua interpretação tão forte, que eles esconderam a morte até a estreia do filme em Veneza. É de cortar o coração!).

Nada que se compare com aqui. Rodado em Teriberka, Murmansk em Oblast, Monchegorsk. Também lá, Kirovsk, idem, e Apatity, idem. Ou seja, o filme tem sido visto como uma parábola, onde um operário que tem uma bela casa no Mar Barents tem que enfrentar um político (corrupto) que deseja a casa para ele. Igreja, judiciário, governo, se unem para roubar daquele homem a melhor coisa que tem e preza. Enfim, veja e julgue.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunica艫o do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premia艫o do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma cole艫o particular dos filmes em que ela participou. Fez participa苺es em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adapta苺es de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informa苺es. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro