Oeste Sem Lei

Um ano antes de receber sua segunda indicação ao Oscar de melhor ator, por Steve Jobs (2015), Michael Fassbender aceitou participar, mesmo com papel menor, desse curioso faroeste alternativo inglês

05/04/2017 23:43 Por Felipe Brida
Oeste Sem Lei

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O jovem e solitário Jay Cavendish (Kodi Smit-McPhee) cruza os Estados Unidos pelo Oeste selvagem em busca da amada, que fugiu para terras distantes após ser acusada de um crime. No caminho conhece um misterioso pistoleiro, Silas Selleck (Michael Fassbender), e ambos viram alvo de foras-da-lei.

Um ano antes de receber sua segunda indicação ao Oscar de melhor ator, por “Steve Jobs” (2015), Michael Fassbender aceitou participar, mesmo com papel menor, desse curioso faroeste alternativo inglês, rodado no sul da Nova Zelândia, e como o título original diz, lento, de exagerada passividade. Ele e o jovem promissor Kodi Smit-McPhee interpretam uma dupla que, no final do século XIX, vaga pelo oeste selvagem, habitat de forasteiros sem alma, cada qual em busca de objetivos diferentes – enquanto o menino pretende resgatar a amada foragida, o outro procura redenção, mesmo que isso custe violência. Na cola dos dois personagens entra, a partir da metade da fita, um vilão, caçador imperdoável, papel bem bacana feito pelo ator Ben Mendelsohn.

Tem um padrão bem anti-western, que poderá decepcionar os fiéis seguidores do gênero: há pouca estrutura cinematográfica dos faroestes, com orçamento modestíssimo (de U$ 2 milhões), filmagens em locações superficiais (rápidas passagens no interior de florestas e ambientes semiáridos), sem música, sem aquele suspense em primeira pessoa, com alguém na mira, além de um ou outro tiroteio. Ou seja, é mais drama que western, monótono e com longos diálogos, que para mim surtiu efeito por esse rompimento na tradição bangue-bangue. O público não curtiu, tanto que fracassou nas bilheterias, porém agradou a crítica em Sundance – “Oeste sem lei” venceu lá o Grande Prêmio do Júri em 2015, sendo indicado em dezenas de festivais e premiações no mundo todo.

Dirigido pelo músico e curtametragista vencedor do Bafta John Maclean, que promete, com o filme, uma nova reinvenção no mundo dos faroestes independentes. Eu aprovei o trabalho e recomendo uma experiência.

Oeste sem lei (Slow West). Nova Zelândia/Inglaterra, 2015, 84 min. Faroeste/Drama. Dirigido por John Maclean. Distribuição: Flashstar

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro