RESENHA CRTICA: Cala a Boca Philip (Listen Up, Phillip)

O filme tem uma ousadia que pode lhe custar caro, seu protagonista um dos personagens mais chatos da Histria do cinema

07/05/2015 13:39 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Cala a Boca Philip (Listen Up, Phillip)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Cala a Boca Philip (Listen Up, Phillip)

EUA, 14. 108 min. Direção e roteiro de Alex Ross Perry. Com Jason Schwartzman, Elisabeth Moss, Jonathan Pryce, Krysten Ritter, Dree Hemingway, Eric Bogosian (narrador).

Vencedor do festival de Locarno (Prêmio Especial do Júri) este filme traz a marca Tribecca e foi feita pelo ator Alex Perry que dirigiu antes, O Circulo Cromático (11) e Impolex (09). Mas ele comete um ousadia que pode lhe custar caro, seu protagonista é um dos personagens mais chatos, mais insuportáveis da História do cinema. Câmera na mão, exagero em Closes, são já clichês do cinema atual. O original está justamente no fato do filme ter um narrador, que vai explicando mais sobre o protagonista, ou comparsas, às vezes de forma interessante. Aborrecida e chata em outras. E principalmente irregular porque no meio a voz desaparece. E temos que conviver com o Philip, o chato (no caso, a escolha de Jason, sobrinho de Coppola, é a escolha perfeita, baixinho, pretensioso, sempre infeliz e reclamando, ele tem feito uma carreira em cima dessa chatice. Mas nunca num papel tão longo quanto aqui).

Philip mora em Nova York e vive com uma namorada (Elisabeth Moss, a muito interessante atriz de Mad Men), com quem já esta em fim de caso. O primeiro livro foi sucesso, o segundo foi ignorado e ele se acha perseguido pelo mundo. As criticas são negativas e ele não sabe lidar nem com a imprensa, muito menos com seus editores, vai ficando mal criado e grosseiro, e obviamente fechando as portas. O único amigo que surge é um veterano escritor (o sempre confiável Jonathan Pryce, de Brazil) que tem paciência de conversar com ele e lhe convida para passar uma temporada de verão na modesta casa de campo dele, onde irá surgir uma também conflita filha.

Philip não é apenas um desastre socialmente, brigando com todos e sendo agressivo. É com ele mesmo a maior dificuldade, o problema porém é que fica muito difícil suportar uma figura assim. Na vida já teríamos tido uma crise, ou pior, e ido embora. Num filme ao menos podemos agradecer de estarmos experimentando tal dissabor apenas de mentirinha. No caminho de auto destruição e auto sabotagem de Philip fica pelo menos a lição de vida.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro