O Preo da Fama (Le Ranon de la Gloire)

O filme homenageia e satiriza o cinema na figura de uma de suas figuras mais lendrias, Charles Chaplin

06/10/2015 10:34 Por Rubens Ewald Filho
O Preço da Fama (Le Rançon de la Gloire)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Preço da Fama (Le Rançon de la Gloire)

França, 14. 110 min. Direção de Xavier Beauvois. Com Benoit Pooelvoorde, Roschdy Zen, Seli  Gmach, Chiara Mastroianni, Nadine Labaki, Peter Coyote, Xavier Maly, Dolores Chaplin, Eugène Chaplin, Arthur Beauvois.

Depois de ter sido premiado com o filme anterior, Homens e Deuses (10), o diretor, roteirista e com frequência ator francês Xavier Beauvois resolver fazer algo mais leve, mais divertido com esta comédia ao mesmo tempo homenageia e satiriza o cinema na figura de uma de suas figuras mais lendárias, Charles Chaplin. E conta uma história real, Chaplin morreu em sua mansão em Vevey, na Suíça no dia de Natal de 77 aos 88 anos. Dias depois o mundo inteiro ficou sabendo da história macabra de que seu caixão havia sido roubado do cemitério e desaparecido. Aqui se conta aparentemente com algumas liberdades, o que teria sucedido. Ainda que citando as ironias (houve outras tentativas de conseguir dinheiro com chantagem por pessoas que nada tinham a ver, era puro golpe). Um dos personagens que parecem mais artificial e inconvincente é a do empregado da família Chaplin, que trás de volta ao cinema Peter Coyote, canastrão como sempre, um retorno que podia ser evitado.

Na verdade, o diretor falha em não construir melhor como comédia e mesmo farsa (até porque um dos heróis irá se tornar palhaço de circo). Não há química entre Eddy (o excelente Benoit, revelado há anos com um clássico, Aconteceu Perto de Sua Casa, 92) e o árabe Osman (o veterano Roschdy Zen). É quando Eddy  convence o amigo a aplicar o golpe e o roubo (eles o enterram em outro lugar para poder fazer a chantagem) enquanto Osman ao menos tinha uma boa razão, porque a mulher estava num hospital e eles não tinham grana para pagar as contas e criar a esperta filha pequena.

Da metade para o fim o filme melhora porque o diretor dá abertura para o grande compositor Michel Legrand, fazer suas experiências com trechos de trilhas de outra origem, com a de Luzes da Ribalta do próprio Chaplin e depois outras ate de hino militar britânico, para depois finalmente optar por uma solução poética fazendo Osman ir trabalhar num circo (o número que ele faz lá é especialmente não indicado para crianças!). Xavier aproveita também  a oportunidade de assim dar um papel para sua encantadora amiga filha de Mastroianni e Deneuve, Chiara Mastroianni. Finalmente, tem até citações de Hamlet.

Consegue-se dar algumas risadas, digo melhor sorrisos e a história sem duvida merecia um filme (até porque Chaplin está neste momento tendo uma bela montagem musical de sua vida no teatro em São Paulo).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro