Nos Bastidores da Fama (Beyond the Lights)

Não é grande literatura, é diversão romântica e pop, musical, para quem curte o gênero

28/04/2015 12:18 Por Rubens Ewald Filho
Nos Bastidores da Fama (Beyond the Lights)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Nos Bastidores da Fama (Beyond the Lights)

EUA, 14. 116 min. Direção de Gina Prince-Bythewood. Com Gugu Mbatha-Raw, Nate Parker, Minnie Driver, Machine Gun Kelly, Danny Glover, Darryll Stephens, Elaine Tan. Inédito em nossos cinemas está sendo lançado em DVD e VOD (mas cuidado que o IMDB ao menos por enquanto está usando outro titulo nacional, Além das Luzes).

Como é filme para o público negro norte-americano e o fim da locadora tornou ainda mais difícil o acesso da classe popular, é uma pena que parece fadado ao fracasso. Mas tem várias qualidades começando com a diretora Gina Prince-Bythewood que se revelou em Sundance com Além dos Limites (o pouco visto aqui Love & Basketball), depois fez muita série de TV, escreveu roteiros, dirigiu o prestigioso A Vida Secreta das Abelhas (06, com Queen Latifah, Jennifer Hudson). Este projeto aqui ia ser da Sony que saiu fora quando a diretora insistiu em colocar no papel central a atriz inglesa chamada Gugu, que ainda é desconhecida no Brasil, onde não foi exibido o filme, que a revelou: é uma mulata inglesa, filha de inglesa enfermeira com doutor sul africano. Apareceu no fracasso Larry Crowne com Tom Hanks, no bobinho Estranho Thomas e no recente e pavoroso O Destino de Júpiter (fez Famulus). Mas o filme bom foi mesmo Belle, 13, onde ela fazia a história real da única negra que na Inglaterra do século 18 se tornou uma aristocrata, por ser filha de um almirante da Marinha. A moça talentosa também canta todas as músicas da trilha com sua própria voz, inclusive aquela que surpreendentemente foi indicada ao Oscar, Grateful, composto por Diane Warren (foi pouco divulgada aqui mesmo na época do Oscar, mas é uma boa canção e foi também destacada por outras organizações principalmente de negros).

Sabem que não gosto muito de contar a história em detalhes. Acho que já basta saberem que não é muito original, ao se fixar numa jovem inglesa chamada Noni, que é noiva de um rapper e tenta estender sua carreira também na América. Mas fica em crise quando ganha um prêmio e tenta se matar, sendo salva por um policial, Kaz, que lhe da a força de crescer como artista. A inglesa e branca Minnie Driver faz a mãe da heroína.

Dá para ver que não é grande literatura, é diversão romântica e pop, musical, para quem curte o gênero.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro