Janela Indiscreta, de Hitchcock, no Cinemark

Janela Indiscreta de volta nos Clássicos do Cinema. De 6 a 16 de março.

04/03/2016 10:32 Por Rubens Ewald Filho
Janela Indiscreta, de Hitchcock, no Cinemark

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Janela Indiscreta nos Clássicos do Cinema. No Cinemark de 6 a 16 de março. Por Rubens Ewald Filho.

 

Janela Indiscreta (Rear Window)

EUA, 1954. Alfred Hitchcock. Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Raymond Burr, Thelma Ritter, Wendell Corey, Judith Evelyn.

Sinopse: Fotógrafo de perna quebrada, fica imobilizado numa cadeira de rodas, olhando pela janela a vida de seu vizinhos, quando suspeita de que aconteceu um assassinato. Com a ajuda da namorada, da massagista e um amigo policial, tenta provar o crime.

Comentários: Rodado entre novembro de 1953 e janeiro de 1954, totalmente nos estúdios da Paramount, onde foi construído um enorme Set de 31 janelas de apartamentos. Foi indicado para os Oscar de Roteiro, Direção e Fotografia (além de coadjuvante). Pelo filme Grace Kelly foi votada melhor atriz pelos críticos de Nova York. Hitchcock faz sua ponta habitual, consertando um relógio, próximo a um piano, em um dos apartamentos. Esta é provavelmente sua obra prima, uma perfeita lição de cinema. Passa-se inteiramente em um único cenário, um pequeno apartamento de onde um fotógrafo profissional observa os vizinhos. Tudo é perfeito, o roteiro, o elenco, a fotografia. Mas o fantástico é que Hitchcock nos envolve imperceptivelmente, também nos torna “voyeurs”, cúmplices do herói na tentativa de solucionar um possível assassinato. Isso é realizado sem truque, com uma câmera fluente, sem que a trama amorosa perturbe a ação. O filme é sempre narrado pelo ponto de vista do fotógrafo (há apenas dois planos errados, dois closes da solteirona e da dançarina que falseiam esse enfoque).

Grace Kelly (1929-1982) é fotografada e vestida por Edith Head de maneira deslumbrante. Ela era a estrela favorita do diretor que fez com ela também Disque M para Matar (também de 54) e Ladrão de Casaca (55). Foi na filmagem na Riviera Francesa deste suspense sofisticado que Grace conheceu o Principe Rainer do principado de Mônaco, com quem ela se casaria ate sua morte num acidente de carro (justamente nas montanhas que aparecem em Ladrão). Hithcock tentou trazer Grace de volta ao cinema para fazer Marnie, mas o povo de Mônaco foi contra e nunca mais ela fez cinema (talvez por isso tenha sido infeliz nos últimos anos de sua vida). Sendo substituída em dois filmes Marnie e Os Pássaros por Tippi Hendren que tinha um tipo parecido mas não o mesmo charme e talento.

James Stewart (1908-97) era outro dos atores preferidos do diretor tendo feito vários com ele inclusive o clássico Um Corpo Que Cai (58) e ainda Festim Diabólico, 48, O Homem que Sabia Demais com Doris Day (56). É notável a presença no filme de Thelma Ritter (1902-69) que era a coadjuvante favorita do cinema americano tendo sido indicada 6 vezes ao Oscar sem nunca ganhar! Foi refeito em 1998 para a TV com o mesmo nome e Christopher Reeve, Daryl Hannah,Robert Forster (o personagem agora era deficiente físico como Reeve).

O autor da história, Woolrich (1903-68), teve mais de 100 adaptações para cinema e TV, entre elas, A Noiva Estava de Preto de Truffaut, 68, Pecado Original, 01 com Angelina Jolie, A Sereia do Mississipi, de Truffaut (69, assinou como William Irish), Casei-me com um Morto (50, de Mitchell Leisen com Barbara Stanwyck, recém lançado em DVD), A Noite em Mil Olhos, 48 de John Farrow, os clássicos noir Anjo Diabólico (Black Angel, 49) de Roy William Neil com Dan Dureya, A Dama Fantasma (Phantom Lady, 44 de Siodmak), O Homem Leopardo de Jacques Tourneur, 43 e outros.

Um detalhe: todo o som do filme inclusive a musica é diegético, o que significa que foi rodado e usado na hora da filmagem (a não ser a curta introdução). O filme era originalmente feito para a Paramount, mas quando venceram os direitos Hitchcock passou para a Universal (ele era um dos sócios do estúdio e foi quando seus clássicos voltaram a circular). O papel do vilão é feito por Raymond Burr, um dos mais famosos bandidos do cinema conhecido também como astro da série Perry Mason. Ficou em terceiro lugar na lista do AFI, como mistério e 48 nos melhores de todos os tempos. O filme foi inspirado num caso real de assassinato em 1924, em Sussex na Inglaterra, quando um certo Mahon matou sua mulher grávida.  

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro