15 Vezes Que Tentei Me Matar Assistindo ao Oscar

O Oscar é daquelas cerimônias que amamos odiar. Reclamamos, mas não dormimos antes do anúncio final. Mas confesso que por 15 vezes eu tive vontade de sumir do mundo depois do anúncio final.

05/03/2017 22:20 Por Marcus Pacheco
15 Vezes Que Tentei Me Matar Assistindo ao Oscar

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

O Oscar® é daquelas cerimônias que amamos odiar. Reclamamos, mas não dormimos antes do anúncio final. Mas confesso que por 15 vezes eu tive vontade de sumir do mundo depois do anúncio final.

A lista abaixo foi concebida levando em consideração 40 anos de Oscar, desde 1976, quando eu nasci, até 2016, que foi quando tive a ideia de fazer este desabafo.

Neste ano passado, por exemplo, eu fazia a transmissão online no grupo "Amantes da Sétima Arte", quando o anúncio foi feito. Fiquei em silêncio. Rubens Ewald Filho, que fazia a transmissão pela TNT, mandou um sonoro "- Ahhhhh".

Mas afinal, porque nos importamos tanto com quem vence o Oscar? A resposta é simples: egoísmo. Queremos reconhecimento do nosso próprio modo de enxergar o cinema. Esquecemos, por 3 horas, que cinema é pessoal.

Lembrando que só há cerimônias na publicação abaixo de 1976 em diante, mas posso fazer uma publicação futura tipo: MOMENTOS QUE EU ME MATARIA SE JÁ TIVESSE NASCIDO... Enfim...

Vamos aos filmes:

1) Começamos pelo ótimo Rocky, um Lutador (1976). Leitores, o filme é ótimo. Representa bem aquele ideal maluco dos americanos, aquele nacionalismo quase psicótico... Mas convenhamos, vencer Oscar® de melhor filme do ano??? E vencer Taxi Driver e Rede de Intrigas?????????? Até Trágica Obsessão (do De Palma, no mesmo ano) que nem foi indicado é melhor. Até A Profecia, de Richard Donner é melhor. Duas obras primas como aquelas perderem para Rocky... .é foda (desculpem os palavrões que virão, mas se justificam).

E só para constar: Rocky é o único da lista que tenho do VHS ao Blu-ray. E o único que gosto. Mas também curto Mcquade - O Lobo Solitário, e ele estaria nesta lista caso vencesse algo.

2) Na sequência, a maldita década de 80. As maiores aberrações em sequência estão nelas. Alguns dos grandes filmes do cinema (e que assisti) nem foram indicados. Mas a bola da vez é Kramer Versus Kramer. Vi o filme nestes dias. É um bom filme, mas vencer Apocalypse Now, talvez o melhor filme de Guerra do cinema? Pqp... Nem vou ficar citando Muito Além do Jardim, O Show Deve Continuar, Manhattan, Alien, O Oitavo Passageiro. RI (Ridículo e Inacreditável).