15 Vezes Que Tentei Me Matar Assistindo ao Oscar
O Oscar é daquelas cerimônias que amamos odiar. Reclamamos, mas não dormimos antes do anúncio final. Mas confesso que por 15 vezes eu tive vontade de sumir do mundo depois do anúncio final.
O Oscar® é daquelas cerimônias que amamos odiar. Reclamamos, mas não dormimos antes do anúncio final. Mas confesso que por 15 vezes eu tive vontade de sumir do mundo depois do anúncio final.
A lista abaixo foi concebida levando em consideração 40 anos de Oscar, desde 1976, quando eu nasci, até 2016, que foi quando tive a ideia de fazer este desabafo.
Neste ano passado, por exemplo, eu fazia a transmissão online no grupo "Amantes da Sétima Arte", quando o anúncio foi feito. Fiquei em silêncio. Rubens Ewald Filho, que fazia a transmissão pela TNT, mandou um sonoro "- Ahhhhh".
Mas afinal, porque nos importamos tanto com quem vence o Oscar? A resposta é simples: egoísmo. Queremos reconhecimento do nosso próprio modo de enxergar o cinema. Esquecemos, por 3 horas, que cinema é pessoal.
Lembrando que só há cerimônias na publicação abaixo de 1976 em diante, mas posso fazer uma publicação futura tipo: MOMENTOS QUE EU ME MATARIA SE JÁ TIVESSE NASCIDO... Enfim...
Vamos aos filmes:
1) Começamos pelo ótimo Rocky, um Lutador (1976). Leitores, o filme é ótimo. Representa bem aquele ideal maluco dos americanos, aquele nacionalismo quase psicótico... Mas convenhamos, vencer Oscar® de melhor filme do ano??? E vencer Taxi Driver e Rede de Intrigas?????????? Até Trágica Obsessão (do De Palma, no mesmo ano) que nem foi indicado é melhor. Até A Profecia, de Richard Donner é melhor. Duas obras primas como aquelas perderem para Rocky... .é foda (desculpem os palavrões que virão, mas se justificam).
E só para constar: Rocky é o único da lista que tenho do VHS ao Blu-ray. E o único que gosto. Mas também curto Mcquade - O Lobo Solitário, e ele estaria nesta lista caso vencesse algo.
2) Na sequência, a maldita década de 80. As maiores aberrações em sequência estão nelas. Alguns dos grandes filmes do cinema (e que assisti) nem foram indicados. Mas a bola da vez é Kramer Versus Kramer. Vi o filme nestes dias. É um bom filme, mas vencer Apocalypse Now, talvez o melhor filme de Guerra do cinema? Pqp... Nem vou ficar citando Muito Além do Jardim, O Show Deve Continuar, Manhattan, Alien, O Oitavo Passageiro. RI (Ridículo e Inacreditável).