RESENHA CRTICA: Neve Negra (Neve Niegra)

A narrativa to confusa que fica difcil segui-la enquanto o astro fica escondido atravs de barba e cabelo comprido

09/06/2017 16:50 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Neve Negra (Neve Niegra)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Neve Negra (Nieve Negra)

Argentina, Espanha, 17. Direção de Matin Hodara. Com Ricardo Darin, Leonardo Sbaraglia, Federico Luppi, Lara Costa, Dolores Rinzi.

O novo filme do astro mais famoso do atual cinema argentino Ricardo Darin, desta vez dirigido por um veterano assistente (que esteve em 9 Rainhas, Aura) e no longa O Sinal. Rodado na Patagônia e Andorra, com orçamento de 4 milhões de dólares. Não sou dos mais entusiastas admiradores de Darin, especialmente nos filmes mais recentes e mais discutíveis como Koblic, ainda que compensados pelo espanhol Truman (um cachorro) e o de episódios, muito divertido Relatos Selvagens. Pois aqui Darin nem chega a ter um papel estrelar, já que a maior parte da ação esta com o mais jovem e igualmente competente Leonardo Sbaraglia. O problema não é o elenco (embora a mocinha seja novinha demais, muita coisa é mal explicada), embora seja discutível a paisagem da Patagônia e os lobos que parecem cães. 

Já houve muitos dramas americanos passados assim em regiões ermas e friorentas, onde sucedeu uma tragédia rural familiar. Aqui é um casal (Leo e a mocinha Lara) que vai procurar o irmão mais velho Darin, com uma oferta de um homem velho e rico (o venerável Federico Luppi) de compra da velha casa da família onde vive esse irmão ainda raivoso e vingativo. Ainda bem que na parte final há uma explicação mais detalhada de uma tragédia sexual que provocou mortes e uma matança. Por que a narrativa é tão confusa que fica difícil segui-la enquanto o astro fica escondido através de barba e cabelo comprido, num papel indigno de seu prestigio. E quando mais se explica pior fica o filme.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro