RESENHA CRTICA: Exodus - De Onde Eu Vim No Existe Mais

um bom trabalho este novo filme de Hank Levine, muito bem realizado e sempre oportuno

28/09/2017 09:16 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Exodus - De Onde Eu Vim Não Existe Mais

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Exodus - De Onde Eu Vim Não Existe Mais

Brasil, Alemanha, 2016. 105 min. Roteiro e direção de Hank Levine (produtor de Lixo Extraordinário e Praia do Futuro, entre outros). Produção de Fernando Sapelli e Fernando Meirelles. Com narração de Wagner Moura.

É um bom trabalho este novo filme de Levine, muito bem realizado e sempre oportuno. Pinta um retrato de dois anos das trágicas histórias de refugiados de diferentes partes do mundo que tiveram de deixar suas casas por diferentes motivos. São pessoas pobres e comuns, quase sempre mulheres sem destino, lamentando a família e os lares que perderam. Gente que se chama Napuli, Tarcha, Bruno, Dana, Nizar e Lahtow. O autor passa pela Alemanha, Sudão do Sul, Argélia, Congo, Mianmar, Cuba, Brasil e Alemanha.

"A pesquisa para o documentário Exodus”, conta Levine, “foi iniciada em 2008, quando fiz uma viagem ao continente africano, visitando o Senegal para fazer um registro sobre os senegaleses e outros africanos que estavam embarcando em barcos clandestinos. Com ajuda dos companheiros da produtora O2 e foi daí que nasceu o um documentário que abraça a dimensão global desse assunto”.

Sou especial apreciador deste filme porque fizemos pelo produtor Germano Pereira e eu, um documentário sobre o árabes que tiveram que fugir da destruição e perseguição do ISIS e outros lugares do mundo Árabe. Chamou-se Somos Todos Estrangeiros e tem pontos em comuns com esta obra. Passou ano passado na Mostra Internacional de São Paulo.

Levine nasceu na Alemanha e se mudou para o Brasil em 2000, onde trabalha como produtor e diretor. Coproduziu o filme Cidade de Deus (2002) e produziu Rosa Morena (2010), vencedor do prêmio de Melhor Longa de Ficção - Itamaraty da 34ª Mostra, e Praia do Futuro (2014). Também é produtor e codiretor do documentário Ginga (2006, 29ª Mostra).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro