RESENHA CRTICA: Suspria - A Dana do Medo (Suspiria)
Parece que existe pblico para esse tipo de projeto, mas para poucos. Que realmente procura assustar.
Suspíria - A Dança do Medo (Suspiria)
EUA, 2018. 159min. Direção de Luca Guadagnino. Roteiro de David Kajganich. Inspirado em personagens de Daria Nicolodi e Dario Argento. Com Dakota Johnson (filha de Don Johnson e Melanie Griffith), Tilda Swinton (faz papel duplo, como Madame Blanc, Dr.Josef Kemplerer), Doris Hick, Chloe Grace Moretz (Patricia), Angela Winkler (Miss Tanner), Vanda Capriolo, Malgozarta Bela, Mia Goth, Ingrid Caven, Sylvia Testud, Renée Soutendjik, Olivia Hancona, e Jessica Harper (que fez o filme anterior).
Esta nova versão tem cerca de uma hora a mais do que o original e consegue ser também mais sangrento e violento do que seu antecessor (olha que o filme anterior de Argento era bem ousado e forte, este aqui vai mais longe, com um visual bem alemão e mais sombrio e trágico). Ou seja, é um gosto adquirido de quem gosta deste estilo e gênero (tenho que confessar que não é meu caso!). A figura mais importante é a americana Dakota (hoje celebre pela trilogia que estrelou, Cinquenta Tons de Cinza e etc.). A sinopse do filme procura ser direta. Uma jovem bailarina americana procura ter uma chance de entrar para uma companhia alemã de dança. Antes disso já acompanhamos a vida conturbada de outra dançarina que consulta um velho experiente (Tilda disfarçada). Mas a heroína vai trabalhar com a numerosa equipe de figuras bizarras de diferentes idades e estranho comportamento (também colabora isso o antigo salão de dança escuro e sombrio). Também entra em ação a diretora artística, uma bailarina ambiciosa e uma psicoterapeuta. O número central traz as moças vestidas com roupas vermelhas curtas, mas aos poucos elas vão descobrindo que o lugar e todo o grupo são vítimas de um pesadelo de figuras decepadas e outras figuras velhas ainda mais bizarras e repugnantes.
Como tentei revelar é um filme violento, grosseiro e de gosto altamente duvidoso. Parece que existe público para esse tipo de projeto, mas é para poucos. Que realmente procura assustar.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.