RESENHA CRTICA: O Estrangeiro (The Foreigner/The Chinaman)

Jackie Chan est gil nas cenas de luta, mantendo o humor, enquanto Pierce Brosnan mantm a elegncia neste filme pouco inspirador

10/01/2018 08:17 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Estrangeiro (The Foreigner/The Chinaman)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Estrangeiro (The Foreigner/The Chinaman)

Austrália, Inglaterra, China, 2017. 116 min. Direção de Martin Campbell. Com Jackie Chan, Pierce Brosnan, Rufus Jones, Katie Leung, Mark Tandy, John Cronin, Charlie Murphy.

Segundo o IMDB, Jackie Chan (nascido em 1954) está longe da aposentadoria com ao menos 8 projetos em andamento. No entanto, este aqui é a tentativa dele em fazer um filme sério, pesado, onde ele deixa de fazer truques e saltos perigosos (ou a menos os reduz) para se envolver num personagem dramático e trágico, passado em Londres, baseado em atentados terroristas locais e apresentando Chan como Quan, uma figura amarga, vingativa e nada habitual.

Mas que teve um orçamento bom 35 milhões de dólares (com roteiro de David Marconi, que escreveu Duro de Matar 4, Inimigo do Estado por sua vez inspirado num livro de Stephen Leather, The Chinaman (outras obras desse autor não chegaram a ser adaptadas para cinema). Há outro interesse porque este é o primeiro trabalho de Martin Campbell, em seis anos (fez antes o fracasso O Lanterna Verde com Ryan Reynolds, O Fim da Escuridão, com Mel Gibson). Mas seu sucesso maior foi ao lado de Pierce Brosnan, depois de trabalhar com ele em 007 contra Goldeneye. Mas o resultado já se mostrou pouco inspirador quando a produtora Australiana Roadshow Films não gostou do filme e reduziu seu lançamento. Curiosamente a explosão do ônibus em Londres na Lambeth Bridge provocou alarme. Para deixar claro a posição do herói chinês, Quan so mata membros terroristas irlandeses do IRA que mataram sua filha e também não mata a única mulher do grupo, Maggie.

Chan aparece o filme todo soturno e envelhecido, piorando mais ainda o atentado terrorista mata a filha e também o deixa ferido. Procura então o chefe político Irlandês (Brosnan) que tenta impedir os diversos ataques. O que eles não sabem é que Quan/Chan foi na verdade um assassino agora aposentado e que irá reativar suas habilidades para a vingança. Ou seja, é um personagem diferente para ele.

O que pode explicar porque mesmo na sua terra natal, o filme rendeu metade do que costumeiramente sucede com as comédias de kung fu! De qualquer forma, Chan fica mais ágil nas cenas de luta, mantendo o humor, enquanto Brosnan mantém a elegância quando vai se revelando que ele tem o rabo preso em poder corrupto, amantes corruptos e negócios proibidos com as autoridades britânicas. Teve gente mesmo que achou que Brosnan chega a roubar o filme de Chan.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro