OSCAR 2017: O Apartamento (Forushande) - RESENHA CRTICA

Indicado para Filme Estrangeiro, o favorito na categoria

24/01/2017 21:16 Por Rubens Ewald Filho
OSCAR 2017: O Apartamento (Forushande) - RESENHA CRÍTICA

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Apartamento (Forushande)

Irã, 16. 2h23 min. Direção de Forusha Farhadi. Com Shahab Hosseini, Taraneh Alidoosti, Babak Karimi,

Apesar de toda prisão e exílios (dos diretores mais famosos) e a continua repressão no Irã, o cinema iraniano continua sobrevivendo miraculosamente e ate fazendo sucesso como é o caso raro deste diretor Forusha Farhadi, que foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro em  2012, com A Separação (que ate foi melhor filme do Festival do Amazonas). Urso de Prata em Berlim, roteiro e Ecumênico em Cannes. Ele fez outros bons filmes como A Procura de Helly, 11, O Passado, 13. Apesar de sua excessiva metragem, ele tem um estilo muito simples, direto, naturalista. Sabendo criar clima e manter o interesse no que a gente sabe não será uma grande descoberta (já que a censura continua atenta e perniciosa) ou escandalosa revelação.

Também em momento algum cai no excessivo, na caricatura, deixando a critica social muito discreta. É sobre um apartamento em Teheran que parece estar desmoronando e atingindo seus moradores. O protagonista  Emad (Hosseini, que tem quase 50 créditos no seu currículo e trabalha pela terceira vez em longa do diretor), tem uma figura sóbria, discreta, nunca caricatural e fácil de nos convencer. Ele é um professor de escola (novamente discreta) que vive na família justamente na cobertura do prédio que esta prestes a se destruir. Também tem outra profissão curiosa, é ator e pelo jeito também diretor de peças de teatro como A Morte do Caixeira Viajante, de Arthur Miller, que esta terminando de ensaiar com sua mulher no papel principal. O problema é que ela está tendo dificuldades não apenas com o texto mas com o apartamento rachado e uma estranha invasão no lugar, que a deixou machucada e frágil. Aos poucos vai se resolvendo o enigma que no final das contas não tem muito de escandaloso, ao contrário é muito humano, quase patético. Enquanto uma mulher que seria um tipo de prostituta é chamada “mulher de muitos homens”.

Naturalmente não espere grandes conflitos e resoluções mas o diretor tem o dom de saber contar uma história, de tirar o mais sincero dos seus atores, o que o confirma como o mais importante realizador iraniano do momento. O filme foi indicado ao Oscar.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro