RESENHA CRTICA: Os Fantasmas de Ismael (Les Fantmes d?Ismal)

Um filme complicado, difcil de seguir, em que o diretor roteirista mistura varias tramas e situaes

03/05/2018 00:00 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Os Fantasmas de Ismael (Les Fantômes d’Ismaël)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Os Fantasmas de Ismael (Les Fantômes d’Ismaël)

França, 17. 1h54 min. Direção e roteiro de Arnaud Desplechin. Com Mathieu Almaric, Louis Garrel, Marion Cotillard, Charlotte Gainsbourg, Lazlo Szabo, Jacques Molot, Hipolite Girardot, Alba Rohr Wacher.

Este foi o filme de abertura do 70th Festival de Cannes, ou seja, do ano passado, aproveitando o prestígio do diretor Arnaud Desplechin (que tinha apresentado na mostra paralela o elogiado Trois Souvenirs de ma Jeunesse/Três Lembrança da Minha Juventude, 15). Como sempre com seu ator preferido Mathieu Amalric que ajudou a tornar famoso - aliás o personagem dele se chama Ismael, o que explica já o titulo do filme - mas também a participação de duas estrelas francesas, Charlotte Gainsbourg (filha de Serge e que está aqui num bom momento inclusive de fotogenia) e uma de minhas atrizes preferidas, a sempre deslumbrante e boa atriz Marion Cotillard. Infelizmente o filme teve certas indicações (ao Lumière, o Delluc, o Festival de Munich), mas nenhum prêmio significativo.E por uma razão muito simples, é um filme complicado, difícil de seguir, em que o diretor roteirista mistura varias tramas e situações.

Assim Almaric faz o papel de um diretor de cinema que também escreve seus roteiros. Inquieto ele não se conforme com o desaparecimento de sua antiga esposa (Marion) o que deixou o pai dela a beira da loucura. O escritor bebe muito, mas está se recuperando e já começa estruturando um roteiro que deverá filmar (é quando entram em aparições pequenas o astro Garrel e a italiana Alba). Também conhece uma nova mulher que se interessa por ele, que é Charlotte e com quem começa um romance bem sucedido. O problema é que Marion ressurge de repente, vinte e um anos depois! Não sabe com quem deverá ficar e mistura-se de tudo um pouco, principalmente os momentos do filme que escreve se tornam mais confusos e até desnecessários. O que importa mesmo seria o triangulo amoroso.

De qualquer forma, o filme vai enlouquecendo tem inclusive um delírio de “back projection” e, portanto, vai irritando (embora seja engraçado o produtor obrigando a diretor a terminar o filme!). Um último detalhe já no final, resgata Charlotte, num belo momento. 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro