Lya em Romance Menor

Sem duvida, O tigre na sombra revela o dominio de Lya da linguagem e dos processos dramaticos do romance

10/05/2021 22:31 Por Eron Duarte Fagundes
Lya em Romance Menor

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Distante de seus melhores anos, de O quarto fechado (1984) e A sentinela (1994), a romancista gaúcha Lya Luft reitera as obsessões psicológicas de suas personagens, sempre construídas com um caprichado processo de interioridade lapidado ao longo dos anos, em O tigre na sombra (2012). Narrado em primeira pessoa por uma criatura feminina que exacerba seus vários conflitos familiares, o romance é um corolário de lugares-comuns narrativos que não fazem jus ao lado mais intenso de Lya como escritora.

Sem dúvida, O tigre na sombra revela o domínio de Lya da linguagem e dos processos dramáticos do romance. A estrutura romanesca nunca desanda, claro: o leitor de Lya (e pretendo estar sempre na primeira fila) não vai nunca cansar de nenhum de seus passos. Mas o que passa a incomodar, talvez, agora, são certos aspectos tediosos de seu verbo e das limitações que ela impõe a seu universo.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro