RESENHA CRTICA: Magia Ao Luar (Magic On The Moolight)

Fraco filme de Woody Allen, o roteiro repetitivo, sem graa, sem maior inveno

26/08/2014 13:03 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Magia Ao Luar (Magic On The Moolight)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Magia Ao Luar (Magic On The Moolight)

EUA, 14. 97 min. Direção e roteiro de Woody Allen. Com Colin Firth, Emma Stone, Marcia Gay Arden, Anthonia Clarke, Natasha Andrews, Ute Lemper, Eilleen Atkins, Catherine McCormack, Simon McBurney, Jacki Weaver.

 

Já se sabe como Woody Allen faz para escolher o Projeto de seu ano. Ele pega sua sacolinha onde guarda suas idéias, em pequenos papéis ou anotações e as vai retirando ao acaso até escolher uma que o agrada.  Este ano, depois de uma safra bem sucedida com Meia Noite em Paris, Para Roma com Amor e Blue Jasmine, ele tropeça num projeto menor que vai decepcionar os fãs mais exigentes. Embora tenha elementos de magia que ele costuma usar com frequência, o roteiro é repetitivo, sem graça, sem maior invenção.  Acho que é o mais fraco dele desde o horrível Tudo Pode Dar Certo, 09, com Larry David. Rendeu ate agora 5.489 milhões de dólares e não tem jeito de ir muito mais longe (mal estreou no exterior ainda).

Uma pena porque tinha algum potencial, começando pela presença agradável de Emma Stone (que por sinal estará no próximo também ainda sem titulo, ao lado de Joaquim Phoenix). Enfim, desta vez é uma história romântica (com os elementos de costume, musica de época, ambientes antigos no caso dos anos vinte e mansões suntuosas) onde  se conta outra história, agora estrelada pelo vencedor do Oscar e sempre correto Colin Firth, Stanley, um cínico inglês conhecido como desmistificador especializado em desmistificar mágicos e vigaristas, que fica tão indignado com certos boatos que deixa a Riviera francesa e vai atrás de uma jovem que se diz clarividente e esta prestes a se casar com o herdeiro rico e banal de uma família milionária (ele só se preocupa em  lhe cantar musicas românticas ao ukelelê).

Ela é Sophie (Emma, mais lembrada pelos dois filmes do Homem Aranha) que se diz clarividente ou adivinha até tal ponto que Stanley está disposto a reconhecê-la. O fato é que o filme provoca alguns sorrisos, tem uma bela fotografia (do mesmo fotografo iraniano que fez Meia Noite em Paris, Para Roma com Amor, Amor, Era uma vez em Nova York).  Mesmo os atores mais conhecidos fazem aparições por demais curtas pouco engraçados, o que inclui a ótima inglesa Eileen Atkins (que faz Tia Vanessa), Marcia Gay Harden (Mrs. Baker, que mal se vê), a sempre divertida australiana Jackie Weaver e se piscar não da para ver Ute Lemper cantando. Enfim, lamento informar que é uma decepção.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro