A frica Mgica de Mia Couto

Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (2002) uma expresso densa da magia de escrever do moambicano Mia Couto

28/08/2018 00:47 Por Eron Duarte Fagundes
A África Mágica de Mia Couto

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (2002) é uma expressão densa da magia de escrever do moçambicano Mia Couto. Quem narra o romance é na verdade uma espécie de veículo poético, um carro de metáforas, uma ambulância sintática que parece sempre atravessar alguma coisa, que pode ser uma floresta. Tudo isto está representando um homem que tem um corpo, uma comunidade que tem histórias. Mas no fundo o protagonista de Mia é puro verbo: ou verbo quase puro. Eis-me então como um signo que pensa o romance.

O título meio barroco do romance, mas não tão barroco quanto os mais recentes romances do português António Lobo Antunes, vai desviando o senso mágico que se abate sobre o leitor durante esta narrativa extremamente depurada e cheia de achados.

“Doença que lhe pegou com a idade. Começou por deixar de ver o azul. Espreitava o céu, olhava o rio. Tudo pálido. Depois foi o verde, o mato, os capins-tudo outonecido, desverdeado. Aos poucos lhe foram escapando as demais cores.”

O tempo em verbo flui; por isso é rio. A habitação é a terra. Como se no planeta os rios (que são a maior parte) fossem estradas: o homem em trânsito, dificilmente alguém mora no rio ou no mar. Chega-se à terra firme, onde habitamos. Chamamos tempo à água: ela vai passando. Chamamos terra à casa em que moramos: fixamo-nos.

Mia tece sensações. Perscruta sua estilização de escrever. Estuda as reações das palavras quando postas umas diante das outras. O cineasta francês Robert Bresson fazia algo parecido no cinema: reações de entre-imagens. Num determinado momento o narrador, apaixonado por livros, é confrontado com a forma como seus livros desapareceram. E lhe revelam que foi seu pai quem fez os livros desaparecerem. “Foi mesmo assaltado por súbita visão: ele esvoava, cruzando nos céus com outros homens que, em longínquas nuvens, também sobraçavam livros.” Um filho, um pai e entre eles, dividindo-os, os livros. “Você agora, deve ensinar o seu pai. Lhe mostre que ainda é filho. Para que ele não tenha medo de ser pai. Para que ele perca um medo ainda maior: a de ter deixado de ser seu pai.” Sabe-se agora que Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra é sobre estas relações ancestrais, os cruzamentos de gerações, e as toca magicamente.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro