728x90 Aniversário Americanas

Nova Coluna: LITERANDO, de Marcela Pires

Que seja bem-vinda a nossa nova colunista Marcela Pires, do Blog Mulherices e Cia., que escreverá sobre literatura e eventualmente também sobre comportamento e cinema. A primeira matéria é uma resenha do livro Carcereiros, de Dráuzio Varella. Confira!

20/01/2013 23:35 Por Redação
Nova Coluna: LITERANDO, de Marcela Pires

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

“Os funcionários antigos lamentam o aparecimento de facções que impõem suas leis nos presídios atuais, inversões de papéis que ganhou força após o massacre de 1992. A estupidez assassina da autoridade de quem partiu a ordem para a PM invadir o pavilhão Nove, tomado por uma rebelião que não havia feito um único refém, situação que os carcereiros teriam resolvido com facilidade caso lhes dessem a oportunidade de negociar com os rebelados, foi um divisor de águas na história das cadeias paulistanas" p. 42

Treze anos após o lançamento de Estação Carandiru, Drauzio Varella continua a relatar suas memórias como médico voluntário nos presídios paulistanos, porem em Carcereiros ele narra sob a perspectiva de quem lá trabalha.

São 226 páginas, divididas em 36 capítulos os quais o escritor relata de forma interessante e intrigante a vida e o trabalho dessas pessoas, que muitas vezes entram nessa profissão somente em busca de estabilidade fincanceira e nenhuma vocação, assim como algumas se deixam influenciar pelo mundo do crime, acabando do outro lado das grades.

Dono de uma ironia fina e senso de humor peculiar, Dr Drauzio mantem o leitor interessado da primeira a  última linha.

A maior parte do livro são histórias sobre o dia a dia de carcereiros que ele conheceu na época em que trabalhou no Carandiru, e com quem o escritor mantem contato até hoje.

O autor consegue ser imparcial na sua narrativa, humanizando a rotina de um presídio e sem fazer apologia a nenhum dos lados (nem carcereiros, nem  prisioneiros), consegue manter um certo distanciamento do que narra, e se mantem fiel ao seu objetivo: mostrar a realidade dessas pessoas que sofrem tanto preconceito na nossa sociedade quanto os próprios condenados, e que muitas vezes arriscam a própria vida pelo emprego.

 

Informações:

Varella, Drauzio

Carcereiros/ Drauzio Varella – 1ª Ed – SP: Companhia das Letras, 2012.

ISBN: 978-85-359-2169-4


 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Marcela Pires

Marcela Pires

Uma colecionadora compulsiva de blushes e livros. Mora em Campinas/SP com 3 cães, 2 filhas, um monte de livros e milhares de sonhos. Nasceu em 1978, estudou Filosofia e Ciência Sociais, hoje é uma completa apaixonada pelo mundo da moda e da literatura. Divido o seu tempo com os estudos sobre Consultoria de Imagem, o blog Mulherices e livros que ela tanto ama

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
_250x250 tv gearbest, frete grátis, smart, gadgets, eletrônicos consumíveis, inteligente, dispositivos, promoção, descontos Generico_250x250