RESENHA CRÍTICA: João, o Maestro

O filme é uma belíssima e delicada biografia

17/08/2017 08:58 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: João, o Maestro

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

João, o Maestro

Brasil, 17. Direção de Mauro Lima. 1hora e 56 min. Com Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo, Alline Moraes, Fernanda Nobre, Caco Ciocler, Davi Campolongo, Ondina Clais. Produção de Luis Carlos Barreto.

Esta é uma história real que está tendo uma forte divulgação por todo o Brasil, culminando com a apresentação do Maestro João Carlos Martins, na praça de Gramado, antes de haver a apresentação em pré-estréia deste filme de abertura do Festival que se espera tenha uma boa acolhida do público.

Acho muito possível. Vou dar um testemunho. Conhecia o maestro João Carlos Martins meio de passagem, no ambiente cultural de São Paulo. Não estava informado, quando fui convidado a um concerto na Sala Paulo, para ver ele se apresentando. Pensei que fosse algo de rotina. Mas só então me dei conta do problema que ele teve que lutar, com as duas mãos doentes, sem movimento. E de repente, mesmo travado, da orquestra, do piano, ouvia-se um som mágico, empolgante. Dias depois ele me mandou um recado, perguntando se era verdade que eu tinha chorado com sua apresentação. Sim, absoluta, foi um momento comovente, uma lição de vida, coragem, talento, da bravura de um artista. Chorei e não duvido que faça o mesmo de novo a ver este filme.

Produzido pelo lendário Luis Carlos Barreto, o filme é uma belíssima e delicada biografia, que foi dirigida por Mario Lima, que conhecíamos mais por histórias policiais eficientes sobre drogados (como Meu Nome Não é Johnny, Tim Maia). Pois mudou de gênero e partiu para um narrativa mais tradicional, acho que de propósito inclusive relembrando filmes europeus dos anos 50-60. E o IMDB revela sem querer o título original que tinha antes de ser modificado que era A Paixão Segundo João, digamos que mais épico do que o atual. É importante que João jovem tenha sido interpretado por um jovem e competente ator carioca, Rodrigo Pandolfo (o músico jovem) que é substituído pelo sempre competente Alexandre Nero. Destaco no elenco uma bela e excelente atriz vinda do teatro, com seu jeito bergmaniano, Ondina Clais, que fez a mãe em O Filme da Minha Vida.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3