RESENHA CRTICA: Robin Hood - A Origem (Robin Hood)

Se d ao luxo de enterrar o passado e fazer uma aventura alegrica, com excepcional direo de arte e rene alguns dos atores preferidos do momento

05/12/2018 15:07 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Robin Hood - A Origem (Robin Hood)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Robin Hood - A Origem (Robin Hood)

EUA, 2018 1h56 min. Inglaterra. Direção de Otto Bathurst. Roteiro de Ben Chandler, David James Kelly. Com Taron Egerton, Jamie Foxx, Ben Mendelsohn, Eve Hewson, Jamie Dornan, F. Murray Abraham, Paul Anderson, Tim Minchin.

Nos últimos tempos, era difícil eu discordar da opinião dos críticos americanos e mesmo dos locais, mais por algum motivo ainda não bem explicado, isso tem sucedido esta temporada com bastante frequência. É o caso desta nova aventura de Robin Hood, totalmente original e produzida por Leonardo Di Caprio (e como diretor um sujeito que eu desconheço até agora, um certo Hotto Bathurst, britânico (nascido em 1971), que fez carreira basicamente como diretor de séries de televisão, que incluem The National Anthem para Black Mirror, um documentário chamado Guardian of the Amazon, 02, sobre pesquisador brasileiro chamado Marcio Ayres, Peaky Blinders Sangue Apostas e Navalhas. Suponho que sua liberdade de ação tenha ajudado ele a escolher um elenco diferente de todos os Robin Hoods do passado (que eram ótimos no século passado com Errol Flynn, mas foram todos bobinhos nos tempos recentes!). Se dá ao luxo de enterrar o passado e fazer uma aventura alegórica, com excepcional direção de arte e reúne alguns dos atores preferidos do momento, começando com um que eu simpatizo muito, o baixinho mas eficiente Taron (que estourou na série Kingsman e o divertido Voando Alto), o premiado Jamie Foxx num papel forte e que até surpreendente, Ben Mendelsohn, que é o vilão favorito do momento, a bela Eve Hewson, a irlandesa de A Ponte dos Espiões, Papillon, Ponte dos Espiões etc. Ficou difícil reconhecer o galãzinho Jamie Dornan, da série Cinquenta Tons de Cinza (quase atrapalha o filme), e o ressuscitado F. Murray Abraham (depois de crise de alcoolismo, ele retorna, ainda lembrando que ganhou o Oscar por Amadeus).

Talvez o maior reparo que se possa fazer ao filme é que em meio a muita ação e luta e com mais destreza do que o papo furado dos trabalhos anteriores, propositalmente ou não, tem momentos que parecem ter sido inspirados na hoje lendária série Game of Thrones. O que não me parece um problema, mas uma citação. Por outro lado, a trilha musical é incessante, a ação é diferente das coisas costumeiras e em nenhum momento o filme me cansou ou aborreceu. Confiram.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro