Sobrenatural A Origem (Insidious Chapter 3)

Sem muita expectativa, achei um terror perfeitamente consumivel

30/07/2015 11:25 Por Rubens Ewald Filho
Sobrenatural A Origem (Insidious Chapter 3)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sobrenatural A Origem (Insidious Chapter 3)

EUA, 15. 97 min. Direção e roteiro de Leigh Wannell. Com Dermot Mulroney, Stefanie Scott, Angus Sampson, Leigh Wannell, Lin Shaye, Tate Berney, Steve Coulter.

O primeiro Sobrenatural (10) foi dirigido por James Wan (Jogos Mortais), o segundo Sobrenatural veio logo depois, Capitulo 2, em 2013, e foi dirigido por Wan novamente. Agora este terceiro ficou nas mãos do ator (ele é um loiro australiano que faz no filme o papel de Specs). Só que depois de ter escrito os três roteiros pela primeira vez também assume o cargo de diretor. Que é antes de tudo uma prequel, que se anuncia alguns anos antes do caso com a família Lambert, um prólogo aos outros, se passa em 2008, os outros em 2009 e 2010. Wan estava ocupado fazendo Velozes e Furiosos 7, um mega sucesso. Este aqui ainda fez uma boa carreira, teve orçamento de 10 milhões de dólares, e rendeu perto de 52 milhões.

Uma coisa interessante é a presença de esta vez estrelar da veterana Lyn Shaye, que já tem 180 créditos, inclusive como a velha estragada pelo sol em Quem vai ficar com Mary? E também nos dois Sobrenatural anteriores e ainda no clássico A Hora do Pesadelo (I). Aqui ela já surge no comecinho do filme quando é visitada pela menina jovem, Quinn (Stefanie) que a procura como vidente, porque sua mãe morreu há ano e meio. Relutante, ela aceita atende-la. E o nome da mãe é justamente Lillith Brenner (um nome já com conotações diabólicas). Mas dali em diante, custa um pouco a engrenar, apresentando o pai e o chatinho do irmão mais novo e ainda o vizinho que é meio apaixonado por Quinn. Mas logo vem o impacto e a menina é atropelada e enviada para um hospital, não sem antes ter visto um velho lhe acenar de longe... Enfim, em breve o espírito da mãe ou coisa que o valha será invocado pela velha vidente e fará duas aparições mais ou menos assustadoras (o mais curioso são as pegadas de pés descalços mas molhados de algo como sangue).

Tem uma coisa melhor do que outros filmes do gênero, que é a presença da veterana Lyn que não esconde a felicidade de fazer finalmente um papel principal, que ela interpreta com muita dignidade. Depois de uma série de ataques com fantasmas, o filme muda de tom e contratam um grupo de caça-fantasmas (um deles é interpretado pelo diretor do filme) sugeridos pelo caçula que os viu na TV. Trazem um pouco de humor de que o filme carece, mas tudo chega a uma conclusão lógica, bem feita e que não desmerece os Sobrenaturais anteriores, inclusive com o final de praxe. Sem muita expectativa, achei um terror perfeitamente consumível.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro