OSCAR 2017: Estrelas Alm do Tempo (Hidden Figures) - RESENHA CRTICA

Indicado a 3 prmios: Melhor Filme, Roteiro e Atriz Coadvujante

24/01/2017 19:36 Por Rubens Ewald Filho
OSCAR 2017: Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures) - RESENHA CRÍTICA

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

ESTRELAS ALEM DO TEMPO POSTER

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures)

EUA, 2016. 128 min. Direção: Willimam Melfi. Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge, Glen Powell e Kevin Costner

Este tem sido um ano esquisito para o cinema e as premiações, muitas vezes surpreendendo por ser tão pouco comercial ou difícil, como o novo filme do diretor Martin Scorsese. Outros chegando um pouco tarde para ter um lugar especial dentre os favoritos como está sucedendo com esta comédia dramática que acabou tendo inesperado público nos EUA, principalmente por ser uma história divertida, original, surpreendente e por trazer um elenco de atrizes negras formidáveis.

Embora outros filmes do gênero black sejam quase todos pesados e dramáticos demais, este aqui tem apenas um defeito horrível e costumeiro, o titulo nacional é uma bobagem. Que estrela o que, as três mulheres são gente comum, inteligentes com certeza, espertas e brilhantes por vezes, mas nada de estrelas.

E é isso que tanto agrada no filme, que seria menos sucedido se o diretor Willimam Melfi, praticamente desconhecido, não tivesse adotado uma narrativa divertida e inesperada, que faz a gente torcer pelas heroínas e ficar do lado delas, sem exagerar também nos vilões... O fato é que todo mundo sai falando como é possível que nunca ficamos sabendo desse caso real - até porque nos letreiros finais aparecem as fotos das heroínas verdadeiras!

O bacana do filme é que, além de divertido, isso quer dizer que é quase uma comedia, mesmo quando esta mexendo com temas sérios. Porque é uma loucura não ficar sabendo que no começo e também auge da corrida para o espaço quando os russos estavam na frente e os americanos tentavam superar o tempo perdido, existiu um grupo de mulheres que eram geniais em matemática e equivalentes mas que ficavam escondidas e quase proibidas, porque os gênios de Cabo Canaveral, como se chamavam então, não podiam admitir que mulheres e ainda por cima negras fosse mais espertas e inteligentes que eles, quando viviam principalmente ali na Flórida, num mundo de racismo (eu me lembro ainda de ter ido lá na Flórida ainda garotão e ficar horrorizado com o que filme mostra, banheiros só para negros, ônibus e principalmente escolas!).
Tudo isso vem no filme que tem um elenco formidável, onde é difícil dizer quem é o melhor, foi muito esperto colocar como quase vilões gente que o público gosta e aprecia como Kevin Costner ou Jim Parsons e até mesmo o piloto que logo depois iria fazer a viagem espacial e morreu há semanas atrás.

As estrelas, como deseja o título, é a encantadora  já vencedora do Oscar Octavia Spencer por Histórias Cruzadas, mas inclui também ótimos coadjuvantes como o Mahershala Ali que é o mesmo astro de Moonlight e a revelação atual na série Luke Cage, onde faz o vilão e duas outras estrelas musicais. Todas na verdade deveriam ter sido indicadas aos primeiros prêmios e agora tiveram suas indicações ao Oscar. Outra coisa: eu vibrei e adorei a trilha musical que tem a ver com Pharrell Williams.Mulheres principalmente não devem perder o filme. 

Detalhes: o diretor Melfi fez antes a comédia um santo vizinho, 14 com Melissa Maccarthy e Bill Murray mas nada explicava a qualidade deste trabalho. A protagonista do filme você já conhece de outros filmes e da TV foi indicada até como coadjuvante Taraji P Henson, que foi indicada ao Oscar já e tem uma cena de ataque de nervos incrível no filme, ela é aliás estrela em série de TV. E ainda a cantora Janelle Monae, ótima também em Moonlight. Falta ainda mencionar a admirada Kirsten Dunst que a secretária branca ainda que envelhecida.  

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro