728x90 Aniversário Americanas

COADJUVANDO: Charlotte Greenwood

Adorável figura de um metro e oitenta, que ficou conhecida como Long Legs

24/07/2014 16:25 Por Rubens Ewald Filho
COADJUVANDO: Charlotte Greenwood

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Charlotte Greenwood  (1890-1977)

Nos bons tempos do vaudeville, do teatro revista, um artista podia passar uma vida inteira representando apenas um único número, ou truque. Virava sua marca registrada. Foi o caso, por exemplo, desta adorável figura de um metro e oitenta, que ficou conhecida como Long Legs (pernas compridas) e que era capaz de fazer movimentos com as pernas que ultrapassavam a sua cabeça! Era uma atleta de um único truque mas que o público adorava, sempre interpretando mulheres mais velhas e casadoiras. Em geral ao lado de Betty Grable. O papel da Tia Eller do musical Oklahoma! foi criado especialmente para ela, mas não pode interpretá-lo, sobrando para Betty Garde. Mas quando o filme foi feito dez anos depois a chamaram e ela deu um show, novamente dançando e cantando a sua maneira. Menos feliz foi sua experiência com a estrelíssima Ethel Merman no musical da Broadway Annie Get Your Gun.  Seu papel foi encurtando, encurtando ate quando teve que pedir demissão!

Nascida em 25 de junho de 1890 em Filadélfia, Pensilvânia, foi uma criança doentia que cresceu numa dançarina alta e bem sucedida, que sustentava a mãe e ficou famosa em night clubs e teatro. Seu primeiro marido, o ator Cyril Ring, a deixou logo, mas logo se casou com compositor Martin Broones, em 1924. Embora sonhasse em fazer papeis dramáticos, acertou com um personagem chamado Letty, que era louco por homens. Fez tanto sucesso que passaria anos repetindo o tipo só que agora em Hollywood. Muitas vezes com Carmen Miranda. Logo se tornando das mais queridas atrizes características. Durante a guerra viajou o pais vendendo bônus de guerra e esteve no musical Out of this World, de Cole Porter, na Broadway. Foi feliz no casamento até a morte do marido em 71 e dela em 28 de dezembro de 1977. Curiosamente não foi anunciado e os fãs só descobriram meses depois. Aconselho que vejam Oklahoma! e apreciam seu excelente número com Gene Nelson na estação de trem.

Filmografia

1915- Jane, de Frank Lloyd. 1918- Stepping Stone (CM). 1928- Meu Bebê (Baby Mine, de Robert Z. Leonard). 1929- So Long Letty (de Lloyd Bacon). 1930- Loving Your Neighbour (CM). 1931- Girls will be Boys (CM), Romeu de Pijama (Parlor, Bedroom and Bath, de Edward Segdwick),Fora do Sério (Stepping Out, de Charles Reisner), O Galã da Noite (The Man in Possession, de Sam Wood), O Homem do Outro Mundo (Palmy Days, de Edward Sutherland), Voando Alto (Flying High, de Charles Reisner). 1932- Piratas a Solta (Cheaters at Play, de Hamilton McFadden). 1934-Orders is Orders, de Walter Forde. 1940- Estrela Luminosa (Star Dust, de Walter Lang com Linda Darnell), Mocidade (Young People, de Allan Dwan com Shirley Temple), Serenata Tropical (Down Argentine Way, de Irving Cummings, com Carmen Miranda). 1941- Alto, Moreno e Simpático (Tall, Dark and Handsome, de Bruce Humberstone), Sob o Luar de Miami (Moon Over Miami, de Walter Lang com Betty Grable), Precisa-se de um Marido (The Perfect Snob, de Ray McCarey). 1942- Minha Secretaria Brasileira (Springtime in the Rockies, de Irving Cummings com Carmen Miranda). 1943- Dixie Dugan, de Otto Brower. 1943- Entre a Loura e a Morena (The Gang´s All Here, de Busby Berkeley com Carmen Miranda). 1944- A Combinação de Mabel (Up in Mabel´s Room, de Allan Dwan com Marjorie Reynolds ), Amor Juvenil (Home in Indiana, de Henry Hathaway com Jeanne Crain).1946- Desperte e Sonhe (Wake up and Dream de Lloyd  Bacon.com June Haver). 1947- Driftwood, de Allan Dwan, com Natalie Wood. 1949- The Great Dan Patch, de Joseph Newman. 1949- Bonequinha Linda (Oh,You Beautiful Doll, de John M. Stahl com June Haver). 1950-Peggy (de Frederick De Cordova com Diana Lynn). 1953- Salve a Campeã (Dangerous when Wet, de Charles Walters com Esther Williams). 1955- Oklahoma! (idem, de Fred Zinnemann). 1956- Sangue Selvagem (Glory de David Butler com Margaret O´Brien ), O Belo Sexo (The Opositte Sex de David Miller com June Allyson )

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro, é também o crítico de cinema do portal R7. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde está atualmente com o programa TNT+Filme e onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
_250x250 tv gearbest, frete grátis, smart, gadgets, eletrônicos consumíveis, inteligente, dispositivos, promoção, descontos Generico_250x250