RESENHA CRTICA: Super Velozes, Mega Furiosos (Superfast!)
Um filme inteiro sem uma nica risada, nem mesmo nas cenas que deram errada ao final
Super Velozes, Mega Furiosos (Superfast!)
EUA, 15. 99 min. Direção de Jason Friedberg, Aaron Seltzer. Com Lili Mirojnick, Veronica M. Cluskey, Dale Pavinski, Andrea Navedo, Shantel Wislawski, Joseph Julian Soria, Alex Ashbaugh.
Esta paródia foi lançada nos EUA no mesmo dia em que estreava e arrasava Velozes e Furiosos 7 (estava já em produção quando morreu Paul Walker e também interromperam as filmagens). Mas ela não vai até os filmes mais recentes e melhores, se fixando basicamente nos dois primeiros (na verdade, é tão infame que nem isso consegue!).
Já foi se o tempo em que eu tinha saudade das sátiras da revista Mad, do Mel Brooks, de Leslie Nielsen e o irmãos Zuckers. Quem faz este tipo de brincadeira de mau gosto são estes mesmos Friedberg e Seltzer que parecem ter esgotado seu estoque de humor (e grana, antigamente ao menos tinha alguns pontas de gente famosa, aqui nada disso). Só depois que fui perceber que era erro meu, alguns dos figurantes teriam certo nome no business, usando os nomes de Rapper Cameo (Rogelio Douglas), Cool Asian Guy (Chris Pang). Bom, me entenderam perfeitamente.
Eles conseguem um filme inteiro sem uma única risada, nem mesmo nas cenas que deram errada ao final. O elenco de substituição dos astros é uma vergonha (embora coitados ate que se esforçam muito fazendo todo tipo de caretas e se submetendo as coisas abomináveis. Desta vez nada muito grosseiro, é ate bobinho para teen deficientes. Teve um mesmo que satiriza Dwayne Johnson que tive dificuldade de reconhecer. Tudo confirma que são os humoristas mais sem graça de todo o cinema atual. Incluo nisso os brasileiros.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.