RESENHA CRTICA: Rogue One: Uma Histria Star Wars (Rogue One: A Star Wars Story)

No tiveram medo de fazer um super filme de aventuras. Uma pena que o Oscar no o colocasse entre os melhores do ano

15/02/2017 14:51 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Rogue One: Uma História Star Wars (Rogue One: A Star Wars Story)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Rogue One: Uma História Star Wars (Rogue One: A Star Wars Story)

EUA, 2016. Direção: Gareth Edwards. Com   Felicity Jones, Diego Luna, Ben Mendelsohn, Donnie Yen, Mads Mikkelsen, Alan Tudyk, Riz Ahmed, Jiang Wen, Forest Whitaker.

É curioso que pouca gente se preocupe com o título deste primeiro filme da série Star Wars que não tem uma relação assim tão direta com as outras trilogias. E segundo o próprio diretor poderia ser traduzido como trapaceiro, desordeiro, bandoleiro, vagabundo, comportamento inesperado e fora do normal, assim como no caso deste filme, sinal de chamada militar, esta aventura seria a primeira a não entrar nas séries anteriores e também pode se referir à rebelde Jyn que esteve presa.

Assisti ao filme tardiamente porque estava viajando fora do país e ao retornar perguntei a vários colegas jornalistas o que acharam do filme. E todos, sem exceção, responderam se desculpando, “Ah, eu sou fã da serie Star Wars”. Como se alguma coisa tivesse a ver com a outra. O fato é que o filme acabou sendo uma mega sucesso no mundo todo e eu mesmo acertei em assisti-lo de novo, numa espetacular sala americana.

Para mim o mais interessante é justamente a parte técnica que com uso do digital consegue dois feitos extraordinários e convincentes: apresentar como personagem importante a figura do ator britânico o venerável Peter Cushing , que foi durante muitos anos parceiro de Christopher Lee nos filmes de terror da Hammer inglesa e participou como Grand Morf Tarkin, no original Star Wars de 77. O estranho é que ele viveu de 1913-97. Ou seja, tantos anos depois foi possível fazer sua aparição de forma digital e tão convincente, que acabou se tornando uma das melhores presenças no filme! Talvez melhor mesmo do que o ilustre e admirado Darth Vader, que ainda usou a voz única e possante de James Earl Jones, mas aos 85 anos, foi preciso que mexessem na voz em estúdio que infelizmente ficou sem o poderio original. Há outro feito técnico igualmente bem sucedido que é uma aparição inesperada da Princesa Leia (Carrie Fisher) quando bem novinha. Outro milagre digital! E que infelizmente acabou acontecendo logo depois do lamentável falecimento da atriz.

Há também uma ousadia que foi pouco divulgada talvez para não estragar a surpresa que é uma conclusão inesperada e inédita. Não conhecia o diretor chamado Gareth Edwards, um britânico que era especializado em efeitos especiais. E teve certo sucesso com Monstros (Monsters, 2010), sobre jornalista que leva turistas pelo México seis anos depois da Terra ter sido invadida por turistas. Não conheço o filme. Não gosto nada da sua versão de Godzilla, 14, escura, confusa, mal contada e sem nenhum impacto, nada que o qualificaria para realizar este filme. A não ser ao que parece a mão de ferro dos produtores que supervisionaram tanto que o resultado acaba se tornando vim a descobrir melhor na revisão, um dos melhores, se não o melhor filme de toda a série.

A princípio não apreciava a escolha de elenco, em particular a fraqueza e o sotaque carregado do mexicano Diego Luna como o protagonista masculino. Mas tenho que ser justo com a heroína Felicity Jones que conseguiu ficar convincente e épica. Outra figura marcante é australiano Ben Mendelsohn que faz Orson Krennic, que está sendo treinado para ser a próxima revelação desde Reino Animal, na série da Netflix Bloodline e Êxodo. O astro oriental Donnie Yen tem poucas cenas e ficou meio gaiato repetindo “a Força está conosco”. Enquanto a composição física de Forest Whitaker fica um pouco estranha, com aquele cabelão. Gosto de um ator que vai crescendo agora, chamado Riz Ahmed (árabe mas nascido em Wembley, Inglaterra, ele fez sucesso na TV americana como a minissérie The Night Of..., que praticamente rouba o filme...

Mas o que mais valorizei no resultado todo foi a coragem de não fugirem da briga e o medo de matar personagens. As cenas de ação são espetaculares, o grande ataque é formidável e tudo é super emocionante. Não tiveram medo de fazer um super filme de aventuras. Uma pena que o Oscar não o colocasse entre os melhores do ano (só indicando-o como mixagem e efeitos visuais). Erro total. Até porque o filme de Mowgli tem sido o mais lembrado como efeitos!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro