Entre Risos e Olhares (Une Rencontre)

Um filme mediano melhor compreendido pelo público feminino

08/07/2015 12:23 Por Rubens Ewald Filho
Entre Risos e Olhares (Une Rencontre)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Entre Risos e Olhares (Une Rencontre)

França, 14. 81 min. Direção e roteiro de Lisa Azuelos. Com Sophie Marceau, Lisa Azuelos, François Cluzet, Alexandre Astier, Arthur Benzaquem, Niels Schneider, Jonathan Cohen.

Uma coisa boa dos franceses é que eles continuam fiéis a seus ídolos femininos mesmo quando eles envelhecem, como sucede com Sophie (estrela desde adolescente e hoje com 50 anos). Felizmente continua bonita e charmosa, mesmo num filme mediano melhor compreendido pelo público feminino. Seu parceiro é o competente François Cluzet, que continua a cara de Dustin Hoffman.

Nada original, é uma história sobre um casal que se conhece numa festa de Feira do Livro, Elsa é escritora divorciada e tem casal de filhos, com um amante ocasional bem mais jovem que ela. Ele, Pierre, advogado é casado e tem filhos (ambos tem probleminhas caseiros com os herdeiros, mas nada de muito interessante). Quando se conhecem já se interessam um pelo outro, o que fica mais forte noutro encontro por acaso (aliás nesta cena tem uma sacada da diretora mostrando Sophie em casa se arrumando, ela abre o armário com as roupas, afasta-as e pronto, já entra dançando na boate!). Há pelo menos 3 outros momentos criativos, quando ele está na cama com a esposa e Elsa surge em fantasia fazendo sexo com ele, outro quando no hotel em Londres, os dois vem caminhando por dois espelhos (este é melhor ver que explicar) e por fim, um beijo na chuva em Londres, com a câmera dando voltas de 360 graus!

Apesar de ser filme francês, o adultério não vai muito longe, eles tentam ficar longe um do outro, mas não conseguem. Vão então passar uma temporada juntos em Londres...

O filme tem um problema grave, excesso de musicas na trilha musical, na verdade canções pop que teriam sido sucesso na França na ocasião e quase sempre viram vídeo clip, às vezes ate mesmo interrompendo a ação. Pode ser uma homenagem aos filmes dos anos 80, mas também pode ser irritante.Também não gosto muito do final, que me pareceu a início abrupto e depois confuso, como se a realizadora na última hora tivesse se arrependido e inventado outro, para ficar mais artístico. Um detalhe curioso: a diretora do filme, Liza, é filha da cantora e atriz Marie Laforet (O Sol por Testemunha)! E interpreta aqui o papel da esposa.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro