RESENHA CRTICA: Uma Histria de Loucura (Une histoire de fou)

Apesar da boa vontade geral, o filme resulta inconvincente

22/04/2016 16:30 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Uma História de Loucura (Une histoire de fou)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Uma História de Loucura (Une histoire de fou)

França, 2015. 134 min. Direção de Robert Guédiguian. Com Ariane Ascaride, Simon Abekarian, Gregorie LePrince Ringuet, Shirus Shahidi, Robison Stévenin.

Esperava mais deste novo filme do marselhês Guédiguian, que acompanhamos a carreira desde que foi revelado e premiado em Cannes, em Marius e Janette, 97, com sua habitual mulher e estrela Arianne Ascaride. Seus filmes tem sido exibidos no Brasil até pela amizade com o Jean Thomas, dono da Imovision e também marselhês. E em geral são diferentes e interessantes. Já havia inclusive mexido no mesmo tema, o absurdo massacre dos armênios, um genocídio absurdo e inconcebível que até não foi admitido oficialmente pelos perpetradores, basicamente o governo Turco. O filme anterior era mediano e se fixava mais na visão do antigo lugar e na sua sobrevivência. Chamava-se Armênia (2006) e ficava a desejar.

Infelizmente neste caso o problema é ainda maior. Mais ambicioso e maior orçamento, começa em preto e branco mostrando como os sobreviventes armênios se organizaram pra agir como terroristas tentando principalmente o reconhecimento de sua etnia e o massacre bárbaro. Assim começa e aproveito o que diz o release para resumir a história: começa em Berlim (1921) quando Talaat Pacha, a principal pessoa por trás do genocídio armênio é morto na rua por Soghomon Thelirian, absolvido pela justiça alemã e considerado um herói para os armênios. 60 anos mais tarde, onde uma nova geração ainda clama por justiça. Aram um jovem de ascendência Armênia que vive em Marselha explode o carro do embaixador Turco em Paris. Casualmente, Gilles Tessier, um jovem ciclista que estava passando naquele momento é gravemente ferido pela explosão e perde as pernas.

Aram, em fuga, deixa sua família e junta-se ao Exército Secreto pela Libertação da Armênia em Beirute, o viveiro da revolução internacional naqueles anos. Anouch, a mãe de Aram, interpretada por Ariane, visita Gilles no hospital para pedir perdão por seu filho, porém, os fatos apontam para algo inesperado capaz de mudar a vida de todos.

Eu conheci a tragédia da Armênia através das conversas com Leon Cakoff, que perdeu grande parte da família dessa forma e nunca se conformou com isso. Mas acho que até ele iria se conformar com o filme longo, confuso, que se prende aos terroristas um tema difícil hoje em dia, quando não se sabe mais quem é herói e é bandido. Apesar da boa vontade geral, o filme resulta inconvincente e mais atrapalha do que explica.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro