Uma Nova Amiga (Une Nouvelle Amie)

É sempre com interesse que eu aguardo um novo filme de François Ozon e raramente me desaponto

08/07/2015 12:49 Por Rubens Ewald Filho
Uma Nova Amiga (Une Nouvelle Amie)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Uma Nova Amiga (Une Nouvelle Amie)

França. 14. 108 min. Direção de François Ozon. Com Romain Duris, Anais Demoustier, Raphael Personnaz, Aurore Clément, Isild Le Besco, Bruno Pérard, Claudine Chatel. Baseado em romance de Ruth Rendell.

É sempre com interesse que eu aguardo um novo filme de François Ozon e raramente me desaponto. Fugindo da mesmice, variando gêneros, ele sempre é atrevido, divertido, indo do brilhante (Dentro da Casa) ao curioso (8 Mulheres) e já acumulando 36 créditos como realizador. Nunca nos deixando indiferente.

Desta vez ele acertou em cheio com um tema que atualmente esta em grande moda, o comportamento e as razões dos chamados “transgenders”. Claro que ele não é de fazer discurso, mostra as situações sem julgamento, mas com uma certa ironia, que não faz questão de esconder. Aqui ele convidou antes o ator belga Mathias Schoenaerts para protagonista, mas este recusou o papel, que foi para o mais famoso (e mais feio) Romain Duris, que na verdade dá outra leitura ao personagem, mais realista, mais patético talvez. Ou corajoso (ele foi indicado ao Cesar de melhor ator pelo filme, que foi também destacado pelo figurino). Foi também melhor filme em San Sebastian.

Aqui Ozon adapta ainda que livremente um livro da famoso escritora Ruth Rendell (1930-2015), autora de Carne Tremula (Almodóvar), Mulheres Diabólicas (Chabrol). Mas em geral mestre de tramas policiais. Aqui ele tomou certas liberdades, como matando um personagem central e acrescentar um bebê à história. São duas amigas de infância que juraram fidelidade eterna, Claire (Anais) e Laura (Isild), cujos laços ficam abalados naturalmente quando Laura fica doente e morre e deixa para o marido David (Duris) criar a filha bebê. Claire claro tem que ajudar com a participação de seu marido (o galã do momento Personnaz).

Os críticos acharam influência de De Palma e Almodóvar, mas acho que é a cara do próprio Ozon manter um clima de dúvida e ironia. Até o dia em que visitando a casa Laura encontra o bebê nos braços de uma mulher desconhecida, que no final das contas é David usando a peruca loira e o vestido da falecida! Mas não é gay. De qualquer forma na segunda parte o filme se torna mais comédia, sem nunca perder a ambiguidade. Um irreverente “divertissement”.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro