RESENHA CRTICA: Por uma Mulher (Pour une Femme)

Por uma Mulher (Pour une Femme)

14/10/2014 14:33 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Por uma Mulher (Pour une Femme)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Por uma Mulher (Pour une Femme)

França, 13. 110 min. Direção e roteiro de Diane Kurys. Com Benoit Magimel, Melanie Thierry, Nicolas Duvauchelle, Sylvie Testud, Denis Podalydes, Julie Ferrier, Clotilde Hesme, Clement Simony.

Chegou a ter na França bastante prestigio a diretora Diane Kurys, que teve sucesso com seus primeiros trabalhos autobiográficos que ou não passaram por aqui ou não tiveram repercussão. Foi assim com Diabolo Menthe (Peppermint Soda, 1977), Cocktail Molotov (1979), Coup de Foudre (Miou-Miou, 1983, com Isabelle Huppert), Un Homme Amoureux (Peter Coyote, 1987, com Jamie Lee Curtis), La Baule-les-Pins (1990, com Nathalie Baye, com Richard Berry).

Em 1992 chegou a ser exibido Depois do Amor (Après L’Amour, com Isabelle Huppert, Bernard Giraudeau), assim como em 1994 Seis Dias, Seis Noites (A La Folie, com Anne Parillaud, Beatrice Dalle) Mas não Les Enfants du Siècle (em 1999, com Juliette Binoche, Benoît Magimel), nem de 2003 Je reste! (com Sophie Marceau, Vincent Perez). Retornou em 2005 com O Aniversário - O Acerto de Contas (L’Anniversaire, com Lambert Wilson, Michèle Laroque), com o telefilme de  Sagan (2008) que era a vida da escritora Françoise Sagan, com Sylvie Testud - que aqui faz um dos papéis centrais, o de Anne.

Por não ter tido acesso a tudo, nunca consegui mergulhar na obra da diretora, que me parece fria e distanciada,observando sua vida desde criança judia, descrevendo as  dificuldades diversas de sua família judia (nos letreiros aparecem inclusive fotografias dos verdadeiros). Mas sempre distanciada, sem por dedo na ferida, como aqui em Por Uma Mulher, onde aborda a vida de seu pai, que conseguiu escapar de campo de concentração que voltou a ser alfaiate e militante comunista (Magimel) e se casou com a futura mãe dela,mas tudo como se fosse uma rotina. Sem emoção.

Tudo isso é relembrado por duas irmãs diante da norte da mãe revirando suas joias. E Testud como diretora pensa em escrever um roteiro sobre o tema. Assim ela imagina a mãe como a bela e loira Lena (Thierry) que é também disputada pelo irmão do alfaiate (Nicolas Duvauchelle), que nunca temos certeza de sua veracidade. Será que não é um agente inimigo?

Nada disso esquenta o filme que pode ser visto como uma crônica de época na região de Lyon, mas não acentua os aspectos judeus nem chega a ser uma especialmente bonita história de amor.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro