RESENHA CRTICA: Uma Promessa (Une Promesse)

Diretor se perdeu num filme to pouco envolvente. E, portanto descartvel

21/10/2014 12:44 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Uma Promessa (Une Promesse)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Uma Promessa (Une Promesse)

França/Inglaterra/Bélgica, 2013. 98 min. Romance. Roteiro de Patrice Leconte, Jerome Tonerre baseado em livro de Stefan Zweig. Com Alan Rickman, Rebecca Hall, Richard  Madden, Toby Murray, Maggie Steed, Shannon Tarbet. 

 

Mesmo os que gostam de uma história de amor, um belo drama romântico, vão ficar decepcionados com esta produção europeia fria, distante, sem qualquer emoção. É verdade que a britânica Rebecca Hall (Vicky Cristina Barcelona) esta favorecida por uma maquiagem perfeita, toda uma produção destinada a torná-la mais bela e elegante, deviam ter providenciado um roteiro mais nervoso e tenso, que poderia ter sido encontrado no livro original que inspirou a obra, outro original do Stefan Zweig (de quem adaptaram livremente o divertido Grande Hotel Budapeste) lembrado também por ter se refugiado da Segunda Guerra no Brasil, onde se suicidou.

Mas é difícil encontrar uma história mais previsível do que esta passada na Alemanha (engraçado que o visual é todo genérico e por isso difícil de localizar) pouco antes da Primeira Guerra, quando um órfão Friederich (Richard Madden, escocês que esteve em Game of Thrones), muito dedicado empregado que sem outra intenção se aproxima do dono do lugar, que está muito doente (outra aparição impecável de Alan Rickman). Ficam amigos e aos poucos o rapaz vai tomando conta dos negócios e se envolvendo com a fria e chique patroa (e também educado o filho dela). Já sei que estão pensando, vai ter adultério, tiros, conflitos e tragédia? Nada disso... A história dará um pulo e... que decepção. Não entendi como o diretor francês tão competente como Patrice Leconte (O Marido da Cabeleireira, Caindo no Ridículo) se perdeu num filme tão pouco envolvente. E, portanto descartável. 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro