Você Acredita? (Do You Believe?)

O filme é morno, só interessa o seu público alvo, o público religioso

03/09/2015 14:29 Por Rubens Ewald Filho
Você Acredita? (Do You Believe?)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Você Acredita? (Do You Believe?)

EUA, 15. 120 min. Direção de Jonathan M. Gunn. Com Mira Sorvino, Cybil Shepherd, Sean Astin, Alexa Penavega, Delroy Lindo, Brian Bosworth, Lee Majors, Ted McGinley, Tracy Melchior, Shwayze.

Parece lógico que as Igrejas e os pastores protestantes financiem filmes religiosos para atender a demanda de seu publico especifico, que demonstrou, por exemplo, com a Paixão de Cristo feito por Mel Gibson, que existe um público fiel e fervoroso para esse tipo de diversão. Embora tenha sido difícil de aceitar o caso recente do sucesso de O Céu é de Verdade (14), que contava a historia de um menino que sofre acidente e volta a si dizendo que esteve no céu e passou por uma experiência de vida após a morte. O filme correto foi um enorme êxito mas tivemos o desprazer de descobrir que era falso, o menino confessou ter inventado toda aquela história!

Aqui a proposta é mais modesta. Conseguiram reunir um numero pequeno de astros que já foram famosos e hoje estão muito velhos e com aparência de doentes. Junto com outros desconhecidos, para contar uma história que é realmente um sermão, provocado por um pastor que vendo a dificuldade que todos vivem em Nova York, que eles deveriam ter mais confiança e devoção à Cruz de Cristo! Então se cruzam histórias de uma dúzia de protagonistas, certamente crentes que encontram pessoas boas e generosas que lhes oferece abrigo e ajuda, como se isso fosse tão simples ainda mais numa cidade como aquela. A vencedora do Oscar deve estar tendo problemas com trabalho para aceitar o personagem tão ingrato de uma mãe sem lar que tenta cuidar da filha esperta e faladora. Mas tem um casal que perdeu a filha e não se conforma com isso, um traficante de drogas que pensa em se reabilitar, uma jovem que tentou se suicidar, um médico (Astin, de Senhor dos Anéis) descrente, e assim por diante.

O filme é morno e não exagera no sermão e tem um final muito forte, quando acontece uma sucessão de trombadas numa ponte, onde ao menos mantém um impacto. Só interessa o seu público alvo. O diretor fez antes aquele simpático semi documentário Meu Encontro com Drew Barrymore, 04 e o poético De Coração Partido, 09. Um detalhe curioso: não sabia disso mas na indústria do cinema evitam usar títulos com ponto de interrogação porque traria má sorte ao filme. Este aqui rendeu nos EUA perto de 13 milhões, o que é pouco para sua proposta.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro