RESENHA CRTICA: Para o Que Der e Vier (Are You Here)

No se d uma nica risada num projeto totalmente infeliz e mal sucedido

28/04/2015 16:04 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Para o Que Der e Vier (Are You Here)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Para o Que Der e Vier (Are You Here)

EUA, 14. 114 min. Direção e roteiro de Matthew Weiner. Com Owen Wilson, Zach Galifianakis, Amy Poehler, Matt Cornwell, Jenna Fisher, Antonio Contreras.

Muitos filmes recentes que fracassaram nos EUA voltaram a não passar em nossas salas (para minimizar o prejuízo da distribuidora) e sair em DVD ou Now/VOD. Este é particularmente desastroso, porque além de estrear em cinemas brasileiros, não passou nem nas salas de lá e foi celebrado pela crítica como uma das piores (pseudo) comédias dos últimos anos, um equívoco ainda mais sério porque marcou a estreia na direção de cinema, de um consagrado roteirista dos sucessos Família Soprano e Mad Men, ambos clássicos. O senhor chamado Matthew Weiner devia estar fora de si quando concebeu este projeto completamente errado, sem nenhuma graça e quase sempre constrangedor.

O tempo começa a pesar na figura de Owen Wilson, que já não pode fazer papeis leves como este Homem do Tempo da TV, que apesar de incompetente, todo mundo sabe que é irresponsável e repetitivo. Mas o pior é que a figura central é outra, Owen enquanto não esta correndo atrás de prostitutas, vive num trailer largado, onde tenta ajudar um velho amigo que esta completamente pirado (Zach), ainda mais quando morre o pai e para horror dos parentes (a ótima Amy Poehler tem o ingrato papel da parente chata que implica e reclama de tudo).

Apesar de ser completamente bipolar e incompetente, o filme tenta nos convencer que Zach irá começar a se recompor, e quando o pai lhe deixa a maior parte da fortuna, será capaz de se recompor e começar a ter uma vida normal. Se esquecendo que pretendia ser uma comédia. Não se dá uma única risada num projeto totalmente infeliz e mal sucedido.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro