RESENHA CRTICA: Noite de Vero em Barcelona (Barcelona, nit destiu)
Quem gosta de comdias romnticas vai embarcar nesta com todo prazer
Noite de Verão em Barcelona (Barcelona, nit d´estiu)
Espanha, 13. 96 min. Direção de Dani de La Orden. Com Francesc Colomer, Jan Cornet, Joan Dausá, Laura de la Isla, Miki Esparbé, Sara Espigui, Luis Fernandes, Marta Soler, Marc Garcia Coté, Alex Monner, Jordi Perez.
Com frequência lamento comentar filmes que não pude assistir logo em sua pré-estreia ou primeiros dias em cartaz, perdendo a chance assim de divulgar melhor um trabalho que merece atenção. É o caso desta comédia romântica espanhola (melhor dizendo catalã) que mistura várias histórias num filme agradável e envolvente e, por que não, muito romântico! Aliás o episódio que resulta mais simpático é uma história de amor gay entre dois jovens jogadores de futebol e o medo de saíram do armário quando um deles é chamado por um time grande. Felizmente desta vez sem final trágico e moralista. O mais curioso ainda é que o filme teve uma continuação depois, do mesmo diretor, Barcelona em Noite de Inverno (15) que na verdade seria de Natal. E deu para conferir, traz alguns dos mesmos atores. Aliás, em 2016, o diretor já fez filme novo chamado El Pregon, sobre um dupla musical antiga que se reúne para tocar de novo. Obviamente depois da amostra queremos ver ambos.
O tom deste filme não é solar como pode parecer, porque o mais importante acontece numa noite em que deverá passar pelo céu de Barcelona, durante a madrugada um cometa e assim as pessoas se encontram para poderem ter alguma sorte com o fenômeno estrelar. Sim, o amor ainda pode existir e sobreviver a tudo, ainda mais numa cidade tão especial e carismática quando Barcelona (alias uma paixão dos europeus e muitos brasileiros, que mudou sua vida depois de umas Olimpíadas por lá, coisa que não soubemos imitar).
Algumas pessoas acham que o filme pode ter sido influenciado pelo inglês Love, Actually (Simplesmente Amor, 03, com Rodrigo Santoro) que se passava no Natal. Mas aqui tudo é bem local, foi grande sucesso de público, muito bem recebido (teve prêmio Gaudi de trilha musical). Não sei definir quais os episódios mais simpáticos, talvez o das crianças, ou do casal que se descobre grávido, mas o fato é que a cidade é a protagonista (acreditam que achei criticas negativas já que o espanhol adora sempre ser do contra! Eu sei por que meu lado materno era espanhol!). Enfim, não precisa explicar muito. Quem gosta de comédias românticas vai embarcar nesta com todo prazer.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.