OSCAR 2017: A Dcima Terceira Emenda (13th) - RESENHA CRTICA

Tecnicamente muito bem filmado, em ambientes de bom gosto e competente fotografia

21/02/2017 21:28 Por Rubens Ewald Filho
OSCAR 2017: A Décima Terceira Emenda (13th) - RESENHA CRÍTICA

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Décima Terceira Emenda (13th)

EUA, 2016. Direção de Ava Devernay. Documentário.

Já fez praticamente 100 documentários esta notável diretora negra que é também conhecida pelo drama Selma: Uma Luta pela Igualdade (Selma, 04), com David Oyelowo, Opra  Wimphrey). Este foi comprado pela Netflix e é tecnicamente muito bem filmado, em ambientes de bom gosto e competente fotografia. Mas é pouco mais do que talking heads, pessoas bem arrumadas (quase todas negras) falando sobre o passado triste dos negros na America dos Estados Unidos, desde quando David Griffith fez o drama O Nascimento de uma Nação em que contava de forma deformada a vida dos negros de tal jeito, que foram pintados como criminosos perigosos. Enquanto os brancos se reuniam em Klans, que viram a ser as famosos KKK- Klu Klux Klan, responsáveis pelo racismo constante no resto do século.

O filme resume de uma maneira didática e direta toda a Saga da raça (o depoimento mais famoso talvez seja a da guerreira Angela Davis, durante muitos anos perseguida e presa). Mas o governo, principalmente de Nixon, tem um papel muito feio, unindo prisão e condenação racial, de uma forma cruel e que poucos ouviram falar antes.  Importante resumo da História Negra dos EUA.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro